domingo, 29 de abril de 2007

Notícias do Universo...

Depois de na 3ªF nos ter sido dado a conhecer, através da NASA, os progressos alcançados através da obtenção das primeiras fotos do Sol em 3D...

1 das primeiras imagens do sol em 3D

http://www.nasa.gov/mission_pages/stereo/news/stereo3D_press.html

…no dia 25, foi a vez do ESO (European Southern Observatory), divulgar em conferência de imprensa a descoberta da existência de um novo planeta, muito semelhante ao nosso Planeta Terra...
Esta descoberta, realizada por três astrónomos do ESO ligados a Instituições Portuguesas, Francesas e Suíças, foi conseguida através do HARPS (High Radical Velocity for Planetary Searcher), um espectrógrafo de alta precisão, instalado num telescópio de 3,6m do ESO, em La Silla, no Chile.

O novo Planeta, designado por Gliese 581c, está situado fora do Sistema Solar, e é até hoje o planeta mais pequeno a orbitar outras estrelas que não o Sol, pois completa a sua orbita em apenas 13 dias, e está 14 vezes mais perto da sua estrela, do que a Terra está do Sol. Este Planeta, possui ainda algumas características semelhantes ao nosso Planeta Terra, tal como temperaturas variantes entre os 0º- 40º Celsius, o que permite pensar na possibilidade de existência de vida, já que o mesmo está situado numa zona considerada habitável – uma região à volta da estrela onde as condições possibilitam a existência de água líquida.

Este Planeta extrasolar, foi descoberto a orbitar a estrela anã vermelha Gliese 581, que está situada a 20,5 anos-luz da Constelação da Balança. Devido à sua distância, é difícil o envio de satélites que permitam a obtenção de um estudo mais aprofundado do Gliese 581c. Sabe-se ainda, que este Planeta não é visível, e que relativamente à existência de atmosfera os dados ainda não são conclusivos.


Para a obtenção de uma informação mais detalhada consultar os sites oficias:
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=715

http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2007/pr-22-07.html

sábado, 21 de abril de 2007

Exposição “3D” - Colecção Berardo

Está patente ao público desde o passado dia 17 deste mês, no Palácio de S. Bento (Assembleia da República), uma Exposi- ção em 3D, onde podem ser apreciadas 30 escultu- ras seleccionadas da co- lecção de Joe Berardo, constituída por obras de 28 artistas contemporâ- neos nacionais e estran- geiros.
Colocadas em vários espaços do Parlamento, entre os quais o claustro, os jardins, e os dois primeiros pisos do Palácio de S. Bento, esta exposição, visa evocar os cem anos do pensamento sobre o conceito de escultura e a sua apresentação num espaço público. Estas esculturas mostram-nos ainda, a forma evolutiva que este tipo de arte sofreu desde a primeira metade do Séc. XX até aos nossos dias.
Entre estas obras, estão criações dos escultores Artur Rebelo, Fernanda Fragateiro, Lizá Ramalho, Rui Chafes, Rui Sanches, Henry Moore, Jean Dubuffet, Richard Long, entre outros.
Uma curiosidade a referir, é que para instalar a peça "Register", de Peter Burke, foi necessário fazer uma avaliação da capacidade do primeiro piso do parlamento, dado que a obra, constituída por 2200 mãos em ferro fundido e aço, com cinco quilos cada, e alinhadas num suporte do mesmo material, chega mesmo a pesar cerca 12 toneladas. Para a sua criação o escultor inspirou-se numa fotografia de uma manifestação em Espanha, onde milhares de pessoas estavam de mãos erguidas.
Para finalizar, deixo ainda aqui os contactos e informações de como chegar a esta exposição poderá ser visitada até ao dia 19 de Agosto.

Palácio de S. Bento
Lg. das Cortes
Tel.: 213 919 408
De 3ªF a Domingo - 10h00 . 12h30 . 14h00 . 17h00
A entrada é gratuita. Todas as visitas são guiadas.

Como Ir? Deixo-vos aqui uma ajudinha que espero também vos seja útil…
Autocarros:
6 -> Sta. Apolónia-Cais do Sodré (Via L. Rato)
713 -> Praça do Comércio-Campolide
727 -> Av. Roma/Areeiro – Restelo (Via L. Rato)
773 -> L. Rato – Alcântara
Eléctricos:
25E -> Praça do Comércio – C. Ourique

28E -> Martim Moniz – C. Ourique