terça-feira, 30 de setembro de 2008

Síntese de Setembro

05 de Setembro 2008
-> Condoleeza Rize - Sec. Estado Norte-America, visita Portugal

06-07 de Setembro 2008
-> Red Bull Air Race - Porto 2ªEdição

14 de Setembro 2008
-> Madonna - Concerto Parque da Bela Vista - Lisboa

19, 20 e 27 de Setembro 2008
-> Festival SIRENES - Montijo

21 de Setembro 2008
-> Colbie Caillat - Concerto 'Optimus' no Coliseu - Lisboa

22 de Setembro 2008
-> Outono... :-(

23 de Setembro 2008
-> Proj. Magalhães - Chegou hoje a 16 Escolas

25 de Setembro 2008
-> BIG-BANG em Stand-By até 2009

26 de Setembro 2008
-> Hugo Chavez , Regressa a Portugal, (2 Meses depois).
-> Geraldine Chaplin em Portugal, na homenagem ao pai, Charles Chaplin
-> Paul Newman, Morre aos 83 anos vitima de cancro, em Westport, Connecticut

29 de Setembro 2008
-> ZON - Lançamento do 5º Operador Móvel
-> Crise Económica Americana Arrasta-se até à Europa!!!
-> A um Passo da Crise Mundial?!

30 de Setembro 2008
-> Susan Sarandon - Homenageada no Lisbon Village Festival

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Chegou o “Magalhães”

Tal como tinha prometido anteriormente, aqui estou eu como mais algumas notícias acerca do Proj. "Magalhães"...

Hoje foi o dia “D” para os alunos de 16 escolas do país. É que esta, foi a data escolhida para a distribuição dos primeiros computadores portáteis deste Projecto.

Como e onde adquirir o “Magalhães”?
A aquisição destes portáteis deve ser feita nas escolas, através do preenchimento de um impresso, visto que a distribuição do “Magalhães” faz parte do Programa “e-escolinha”.

Custo?
A forma de distribuição será dividida em 3 escalões:
No 1º escalão da Acção Social Escolar, os portáteis serão atribuídos sem qualquer custo monetário para as famílias;
No 2º Escalão terão um custo de 20 Euros;
E aos alunos não abrangidos pela Seg. Social serão cobrados apenas 50 Euros.

Relativamente à Internet, esta será facultativa, e o acesso à banda larga terá custos reduzidos.
Para as famílias com maiores dificuldades, caberá às Autarquias facilitar esse mesmo acesso.

Outro problema que se coloca relativamente ao acesso à Internet, é a falta de activação dos filtros de protecção de conteúdos de acesso para adultos. Ao que tudo indica, este Portátil possui o acesso aberto à rede, e não restringe os pequenos utilizadores do “Magalhães” no acesso a sites de conteúdos pouco próprios para a sua idade.
Segundo o responsável pelo Plano Tecnológico, para que tal não aconteça “a 'navegação' pela web deverá ser feita com acompanhamento próximo dos pais e encarregados de educação”.

E assim, segundo afirmações do Sr. Primeiro Ministro José SócratesEstamos hoje a formar uma nova geração de portugueses que domina o Inglês e as tecnologias de informação e comunicação”, e que “Está provado que o uso de ferramentas informáticas proporciona melhores índices de aprendizagem e melhora os resultados”.

* * * * *
Esperemos é que apesar de tanto investimento e formação, no futuro exista trabalho para todos e não somente para as máquinas, das quais muitas já nos estão a substituir de forma a diminuir os custos laborais. Porque senão… de que vale tanta formação se mesma não é aproveitada pelas entidades competentes?!!!

* * * * *
Info Extra 29/9:
Ao que tudo indica o Partátil esgotou logo na primeira hora!
As lojas Fnac do Colombo e do NorteShopping, foram as primeiras a realizar vendas deste produto, e atribuiram um desconto promocional de 30 por cento aos seus primeiros clientes.

É de salientar ainda, que a partir da 2ªF, dia 29/9, o “Magalhães” passou também a ser distribuído pelas Lojas Vobis, Worten, Media Market e Rádio Popular, criando assim uma rede mais abrangente.

O consumidor comum, terá de desembolsar cerca de 285 Euros por não ser abrangido pelo programa e-escolinhas.
Irão também surgir duas novas edições do computador, que terão algumas diferenças relativas ao primeiro exemplar. Um será designado por “Descobrir” e dirige-se a um público-alvo mais novo, e o outro por “60 Segudos”, que possui um target dirigido a utilizadores relativamente mais crescidos.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Colbie Caillat no Coliseu

Ontem, Domingo, Portugal recebeu pela primeira vez a cantora Sul Californiana, Colbie Caillat, que se deslocou ao Coliseu de Lisboa para interpretar os temas o seu álbum “Coco”, de entre os quais se destacam os famosíssimos temas “Bubbly” e “Oxygen”.

Ao que tudo indica, este concerto também organizado pela Optimus, terá sido um êxito, deixando este espaço praticamente lotado.

Infelizmente e com grande pena minha, não pude estar presente, já que por esta altura andava por terras da Galiza. (fotos no sítio do costume).

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Travelling to... Patagonia

Since last year, and every single month, I've been adding here one picture which I consider as a "Picture of the Month". After now, i'll go also add a video with some of the best places in the world...
For "My" first trip, I chose Patagonia, one of the most beautiful places in the world.
I hope you also enjoy this trip!!!


quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O Clima às Avessas!!!

O Mundo está mesmo do avesso e isso reflete-se constantemente nas suas condições climáticas.

Enquanto que neste pequeno canto do mundo parece que chegámos quase ao Outono, com a previsão de chuva e descida da temperatura para o fim-de-semana (quem pensava em ir à praia, desengane-se pois terá que alterar os planos), na América Central e nas zonas limítrofes do Golfo do México tem surgido no espaço de pouco mais de uma semana, sucessivos Furacões que estão a afectar milhares de pessoas. Entre os quais encontram-se já os furações “Hanna”, “Gustav”, “Ike” e o “Josephine” que também já se encontra no Atlântico e pronto a “actuar”. Ver Video

Como se não bastasse toda esta onda de furacões, surge agora também a notícia do degelo no Ártico Canadiano, onde uma plataforma com cerca de 55 quilómetros quadrados se desprendeu no início do mês passado, da Ilha de Ellesmere. Isto porque nas últimas décadas as temperaturas desta zona do globo subiram mais rapidamente do que a média global. Só este ano, verificou-se uma perda de cerca de 134 quilómetros quadrados, o equivalente a mais de três vezes a área da Ilha de Manhatan. Só para se ter uma ideia, as temperaturas que costumam rondar os 7º atingiram este ano, os 17º.
Segundo os cientistas, estas plataformas de gelo são apenas o que resta da única plataforma com 5633 quilómetros quadrados na Ilha de Ellesmere, da qual hoje restam apenas cerca de 483 quilómetros quadrados.
Ver Video - Bloco de Gelo Separa-se do Glaciar Ártico

Enquanto no Ártico o gelo derrete a passos largos, no Quénia, em África, nevou pela primeira vez, e a zona atingida pela neve foi o Vale de Rift, que se encontra numa zona montanhosa entre o sudoeste da Etiópia e a costa Moçambicana.
Os Meteorologistas já afirmaram que este efeito terá sido produzido pela convergência da corrente de ar frio vinda do Oceano Índico com a corrente de ar quente proveniente do Congo. De qualquer forma, esta não deixa de ser situação surpreendente, especialmente para os quenianos, pouco habituados a estes fenómenos meteorológicos.
Video RTP – Neve no Quénia
Video VEJA - Quênia: neve atrai moradores

Mais Info.
PUBLICO.PT
-
Plataforma de gelo com 55 quilómetros quadrados desprende-se no Árctico
- Site com informações sobre as plataformas

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

September’s Picture

No words!!! Only think about it...
And… if it was your son?!