domingo, 31 de maio de 2009

Síntese de Maio

01 de Maio 2009
-> Dia do Trabalhador

16 de Maio a 14 Junho 2009
-> Cirque du Soleil em Lisboa

20 de Maio 2009
-> Expo. Pedra Lunar (NASA) em Portugal

21 de Maio 2009
-> Dia da Ascenção (Dia da Espiga)

28 de Maio 2009
-> 125º Aniv. Zoo de Lisboa

29 de Maio 2009
-> Concerto "Here and Now" Anos 80 em Concerto - Pav. Atlântico Lx

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Pedra Lunar Visita Portugal

Internet Image

A famosa Pedra Lunar propriedade da NASA já chegou a Portugal e a partir do dia 22 de Maio até 24 de Julho pode ser observada no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC).

Este fragmento lunar, foi recolhido na última viagem à lua, durante Missão Apollo 17, comandada por Gene Cernan entre 7 e 9 de Dezembro de 1972, aliás “foi o próprio astronauta que a encontrou, a cerca de quatro quilómetros do local onde foi feita a alunagem.

Com “152 gramas de peso, trata-se de um fragmento de uma rocha com mais de cinco toneladas e 3,9 mil milhões de anos, sendo mais velha que 99,99% de todas as rochas que compõem a superfície terrestre.”

A decisão de trazer a famosa Pedra Lunar até Portugal, já que este é um elemento único no nosso Planeta, coube a Nuno Silva da Critical Software, que patrocinou o evento e foi a Huston buscar a pedra, e o mesmo deveu-se ao facto de este ano para além de todas as celebrações relacionadas com o “Mundo da Astronomia” (como AIA – Ano Internacional da Astronomia, os 400 anos das primeiras observações Astronomicas através da utilização de telescópio por Galileu Galilei, assim como 150 anos da Teoria das Espécies por Darwin), também se celebrar os 40 anos da chegada do Homem à Lua.

Outro facto interessante, é o de que “durante a missão Apollo 15 ter sido realizada uma experiência que confirma a teoria de Galileu acerca da queda dos graves: sem o efeito da atmosfera, uma pena e um martelo largados em simultâneo atingem o solo ao mesmo tempo.”
Ver Youtube Movie (aqui)

Audio - Antena1

Links:
Astro Pt
Noticias

domingo, 17 de maio de 2009

Os 50 Anos do Cristo rei…

Internet Image

Decorria o ano de 1959 quando a obra do Cristo Rei foi inaugurada pelo Cardeal Cerejeira, num evento que contou com a presença de várias personalidades e com a imagem da N. Senhora que veio propositadamente de Fátima para abençoar o evento. Hoje, 50 anos após essa data, a N.S.R. Fátima volta a Almada para abençoar o mesmo monumento.

A ideia de construir uma grande imagem de Cristo, surgiu em 1934 durante a viagem ao Brasil do Cardeal D. Manuel Cerejeira, o então Patriarca de Lisboa, após visita ao Cristo Redentor no Corcovado, Rio de Janeiro.

A ideia inicial, era que o monumento português fosse uma cópia fiel do Cristo Redentor, mas devido à suposta falta de verbas, este ficou a escassos 10 metros do original, ou seja, apenas conseguiu atingir os 28 metros de altura. Apesar disso, a sua construção que durou cerca 10 anos só foi conseguida graças às oferendas dos fiéis e populares da altura.

Situado, num local estratégico a 110 metros de altura de onde abraça o Tejo e vislumbra toda a beleza da cidade Lisboa e arredores, o Cristo-Rei, monumento da autoria do Mestre Francisco Franco, obteve um novo sentido quando a 20 de Abril de 1940, em plena II Guerra Mundial, os Bispos reunidos em Fátima, fizeram o voto de que: “Se Portugal fosse poupado da Guerra, erguer-se-ia sobre Lisboa um Monumento ao Sagrado Coração de Jesus, sinal visível de como Deus, através do Amor, deseja conquistar para Si toda a humanidade”.

Assim e dado esse facto, a 18 de Dezembro de 1949 era lançada a primeira pedra que daria início à construção de tão desejada obra à qual dariam o nome de Cristo Rei.

Hoje, e dada a sua importância, o monumento tornou-se num marco histórico, visível a vários km do local, promovendo uma magnífica vista panorâmica, sobre ambas as margens do Rio Tejo, a qual apesar de um pouco esquecida nos roteiros turísticos, vale a pena visitar.

sábado, 9 de maio de 2009

No Mundo da Coca-Cola…

Apesar de não ser adepta de bebidas gaseificadas, confesso que a Coca-Cola transmite-me um poder embriagador, não pela bebida em si, como já referi anteriormente, mas pelo seu mundo e meio envolvente, onde para o qual muito contribuem aos seus spots publicitários.

Cada um é melhor que o outro. Muito originais e sempre repletos de muita magia e fantasia não há quem lhe fique indiferente, e a prova disso é este anúncio publicitário.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Travelling to… Azores

Lost in the middle of the Atlantic Ocean, Azores is a group of nine Portuguese Islands discovered in the middle of the XV Century by the Portuguese navigators.

Azores are known by their natural beauty, the green landscapes and the beautiful and amazing lagoons specially the Lagoa das Sete Cidades (Seven Cities Lagoon) and Lagoa do Fogo (Fire Lagoon) in São Miguel Island.

In Azores, you can find the four seasons in one single day… so be prepared for all that; taste the great gastronomy like the typical food cooked into a volcano, located under the floor; and also navigate over the ocean to see the dolphins and whales…
I ensure you that who went there will never forget all these great combinations!
Enjoy it once more…

sexta-feira, 1 de maio de 2009

May’s Image

Enfim! Se o ser trabalhador é tudo isto...

O que é que deveremos ser?!