segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Observatório Astronómico de Serpa

Para os amantes da Astronomia, já não é novidade de que, no passado dia 9 de Agosto, pelas 18.30h, foi inaugurado o Observatório de Serpa.
Mas para quem desconhecia este avanço na Região Alentejana, fica a informação, embora já um pouco tardia - é que já há dois meses que a ando para publicar…
Mas como esta, existem muitas outras informações guardadas “em gaveta" à espera de publicação, as quais espero em breve conseguir publicar de forma a combater esta minha falha. De facto, o que está prometido não está esquecido!

De volta ao Observatório Alentejano…

Apoiado pela Câmara de Serpa, o Centro de São Marcos foi inaugurado durante a XV Edição da Astrofesta – um encontro anual que durante três dias reuniu astrónomos amadores e profissionais, os quais puderam presenciar as primeiras observações do Telescópio Computorizado instalado numa cúpula construída em fibra de vidro com 3,5 metros de diâmetro.

O Observatório, fica situado no antigo posto da Guarda Fiscal, na freguesia de São Marcos, em plena Serra de Serpa a escassos quilómetros da cidade de Beja.
Para que tal fosse possível, o Posto sofreu várias obras de remodelação de forma a ser transformado no agora e recente inaugurado Observatório Astronómico. E tal como afirmou o Presidente da Assoc. Rota do Guadiana, David Machado, este será “Um novo espaço de ciência e educação dedicado à Astronomia”.

Este Observatório, orçamentado em 253 mil Euros, foi financiado pelos programas comunitários Interreg e Leader+, e faz parte do projecto Rota do Guadiana que pretende criar um Centro de Lazer e de Educação Ambiental. Prevê-se ainda a obtenção de novos investimentos comunitários que visam incluir neste projecto um edifício de apoio e nove apartamentos T2 (dois destinadas a jovens em regime de férias e intercâmbios, e os restantes dedicados ao turismo rural). Para a zona envolvente, prevê-se ainda a criação de um jardim botânico do qual façam parte vários exemplares tanto da flora com o da fauna local.

Segundo, o jornal Diário do Alentejo, Máximo Ferreira – Investigador responsável pela área de Astronomia do Museu da Ciência da Universidade de Lisboa e director do Centro de Ciência Viva de Constança, este terá referido que “O Alentejo é o local com maior número de noites com céu bom para a observação dos Astros” e “Quem se forma à custa do dinheiros públicos tem obrigação de partilhar o seu conhecimento com os outros”.

Ainda, e de acordo com o responsável deste projecto, outro dos objectivos pretendidos, é o de “Associar a astronomia ao turismo rural, promovendo sobretudo sessões de aprendizagem e de observação astronómica e da beleza natural do local”.

Links info.:
Correio Alentejo
Ciencia Hoje

Sem comentários: