quinta-feira, 3 de abril de 2008

Nova Ponte Sobre o Rio Tejo

Imag. Online: Percurso da Nova Travessia

Após de alguns meses de longos estudos sobre um projecto que há já vários anos se encontrava em Stand-By, ficou hoje finalmente aprovado, em conselho de ministros, que a localização da nova travessia sobre o Rio Tejo seria mesmo a de Barreiro-Chelas em vez da Beato-Montijo.

Esta contou também com a aprovação do Presidente do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que elaborou um relatório de “avaliação comparativa das alternativas existentes de travessia ferroviária do Tejo na Área Metropolitana de Lisboa”. Relatório este, que surge na sequência do estudo sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, no campo de tiro de Alcochete.

A escolha da ponte Chelas-Barreiro, também foi defendida pela Rave (entidade gestora da rede de alta velocidade) e contou ainda com o apoio da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

Relativamente os opositores da ponte Chelas-Barreiro, estes consideram que não faz sentido o comboio de alta velocidade não servir directamente o aeroporto de Alcochete, dado que se a ponte fosse a do Beato-Montijo, esta ligação seria directa e reduziria em 12 km a distância entre Lisboa e o aeroporto, já que a ligação ao aeroporto através da ponte entre Chelas-Barreiro será feita a partir de um ramal.
Fica é um pouco esquecido, que este ramal irá aproveitar algumas das infra-estruturas já existentes na Margem-Sul, podendo assim encurtar um pouco os custos de construção.

Contudo e segundo a Rave, a futura travessia comportará quatro vias ferroviárias, duas para a alta velocidade e outras duas para o serviço ferroviário convencional (suburbanos), e ainda e duas vias laterais com três faixas cada uma para o tráfego rodoviário.
De acordo com a decisão do Executivo, a componente rodoviária é considerada «viável e justificável».

Outro aspecto importante, é o facto desta nova travessia permitir “completar a ligação da cintura urbana de Lisboa, dando resposta às necessidades da Margem Sul, além de colmatar as restrições de carga existentes na ponte 25 de Abril”.

Segundo as estimativas de tráfego, apresentada pela RAVE, em 2017 esperam-se na ponte Chelas-Barreiro, a circulação de cerca de 66 mil veículos por dia, 91.500 na Vasco da Gama e 140 mil na 25 de Abril. Duarte Silva, da RAVE, afirma mesmo que «80 por cento do tráfego da nova travessia será transferido das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama» (cerca de 40 por cento de cada uma das pontes).

É ainda de salientar, que a nova travessia terá uma extensão de 13 Kms, 7 dos quais sobre o Rio Tejo, e deverá ficar concluída em 2013, quando Portugal concluir a ligação de alta velocidade entre Lisboa e Caia (Espanha), estando o cálculo inicial da sua avaliação em 1.700 Milhões de Euros.

A partir de 2013, esta zona da Margem Sul ficará bem mais perto de Lisboa, já que reduzirá para 25 min. o percurso Setúbal-Barreiro-Entrecampos (Lisboa), que no presente demora cerca de 2 horas a percorrer, permitindo desta forma, uma melhoria da qualidade de vida dos habitantes da Margem Sul do Tejo.

Links com info. mais detalhada:
[PDF]
A nova travessia do tejo chelas barreiro
Ponte Chelas-Barreiro obriga a negociações com Porto de Lisboa
DN Online: Nova ponte Chelas/Barreiro anunciada hoje pelo Governo
Rev. VISÃO - Terceira ponte ligará Chelas-Barreiro

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