terça-feira, 23 de setembro de 2008

Chegou o “Magalhães”

Tal como tinha prometido anteriormente, aqui estou eu como mais algumas notícias acerca do Proj. "Magalhães"...

Hoje foi o dia “D” para os alunos de 16 escolas do país. É que esta, foi a data escolhida para a distribuição dos primeiros computadores portáteis deste Projecto.

Como e onde adquirir o “Magalhães”?
A aquisição destes portáteis deve ser feita nas escolas, através do preenchimento de um impresso, visto que a distribuição do “Magalhães” faz parte do Programa “e-escolinha”.

Custo?
A forma de distribuição será dividida em 3 escalões:
No 1º escalão da Acção Social Escolar, os portáteis serão atribuídos sem qualquer custo monetário para as famílias;
No 2º Escalão terão um custo de 20 Euros;
E aos alunos não abrangidos pela Seg. Social serão cobrados apenas 50 Euros.

Relativamente à Internet, esta será facultativa, e o acesso à banda larga terá custos reduzidos.
Para as famílias com maiores dificuldades, caberá às Autarquias facilitar esse mesmo acesso.

Outro problema que se coloca relativamente ao acesso à Internet, é a falta de activação dos filtros de protecção de conteúdos de acesso para adultos. Ao que tudo indica, este Portátil possui o acesso aberto à rede, e não restringe os pequenos utilizadores do “Magalhães” no acesso a sites de conteúdos pouco próprios para a sua idade.
Segundo o responsável pelo Plano Tecnológico, para que tal não aconteça “a 'navegação' pela web deverá ser feita com acompanhamento próximo dos pais e encarregados de educação”.

E assim, segundo afirmações do Sr. Primeiro Ministro José SócratesEstamos hoje a formar uma nova geração de portugueses que domina o Inglês e as tecnologias de informação e comunicação”, e que “Está provado que o uso de ferramentas informáticas proporciona melhores índices de aprendizagem e melhora os resultados”.

* * * * *
Esperemos é que apesar de tanto investimento e formação, no futuro exista trabalho para todos e não somente para as máquinas, das quais muitas já nos estão a substituir de forma a diminuir os custos laborais. Porque senão… de que vale tanta formação se mesma não é aproveitada pelas entidades competentes?!!!

* * * * *
Info Extra 29/9:
Ao que tudo indica o Partátil esgotou logo na primeira hora!
As lojas Fnac do Colombo e do NorteShopping, foram as primeiras a realizar vendas deste produto, e atribuiram um desconto promocional de 30 por cento aos seus primeiros clientes.

É de salientar ainda, que a partir da 2ªF, dia 29/9, o “Magalhães” passou também a ser distribuído pelas Lojas Vobis, Worten, Media Market e Rádio Popular, criando assim uma rede mais abrangente.

O consumidor comum, terá de desembolsar cerca de 285 Euros por não ser abrangido pelo programa e-escolinhas.
Irão também surgir duas novas edições do computador, que terão algumas diferenças relativas ao primeiro exemplar. Um será designado por “Descobrir” e dirige-se a um público-alvo mais novo, e o outro por “60 Segudos”, que possui um target dirigido a utilizadores relativamente mais crescidos.

Sem comentários: