quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Eclipse Lunar – Esta Noite!!!

O “Um Mundo Diferente”, tem andado tão ocupado com as notícias nacionais e internacionais que ocorrem no nosso Planeta, que quase se esquecia de olhar para o Céu e divulgar uma notícia que há já algumas semanas tem em stand-by, e prontinha para sair cá para fora.

Pois é, quase um ano depois (3 de Março de 2007), encontramo-nos novamente numa zona privilegiada do mundo, de onde uma vez mais poderemos assistir a um Eclipse Total da Lua. Mas esta boa oportunidade de observação, só será possível mediante a situação das condições atmosféricas, o que até ao momento não me parecem lá muito favoráveis. Mas o melhor, é esperar para ver, antes de se tirarem conclusões precipitadas.

Um Eclipse da Lua ocorre sempre que este satélite passa pela sombra projectada pela Terra no espaço.
Apesar da Lua se encontrar na sombra da Terra, esta não ficará invisível dado que uma parte dos raios solares que atravessam as altas camadas da atmosfera terrestre é desviada, e quando entra no cone de sombra e atinge o disco lunar, permite a sua percepção.

Durante um Eclipse, a coloração do disco Lunar, é determinada de acordo com as condições atmosféricas desse momento, podendo esta apresentar uma coloração alaranjada, avermelhada ou até mesmo num tom cobre muito escuro, o que acontece quando a atmosfera possui grandes quantidades de partículas geradas, principalmente, por erupções vulcânicas.

O início da fase de sombra será visível em África, na Europa, no Oceano Atlântico, na América Central e Sul e na América do Norte com excepção da zona ocidental; o fim será visível na Europa ocidental e na orla mais ocidental de África, no Oceano Atlântico, no continente americano e na metade leste do Oceano Pacífico.

Em Portugal, este eclipse poderá ser observado a partir das 00.36h (hora de Lisboa), ou seja, quando entra na Penumbra, e manter-se-á na Sombra a partir das 1.43h até à entrada na fase de Eclipse Total que ocorrerá entre as 3h e as 3.50h. A sua grandeza máxima será às 3.25h, ou seja, no momento em que a Lua se posicionará totalmente na sombra do Planeta Terra. Este fenómeno terminará às 6.15h com a saída da Lua da Penumbra.

Os Eclipses Lunares, ao contrário dos Solares, podem ser observados à vista desarmada ou com o auxílio de binóculos, lunetas ou telescópios, não existindo qualquer perigo para a nossa visão.

Quem quiser, também pode acompanhar este Eclipse com o Núcleo (http://www.nuclio.pt/), a partir do Observatório Astronómico do Instituto Geográfico do Exército (http://www.igeoe.pt/), situado em Lisboa, na Av. Dr. Alfredo Bensaúde, Olivais Norte, onde estarão alguns astrónomos com telescópios para acompanhar este fenómeno astronómico.

Diferentes Fases do Eclipse:
P1 - Entrada da Lua na penumbra - 21.02.2008 às 00h 36m
U1 - Entrada da Lua na sombra - 21.02.2008 às 01h 43m
U2 - Início do eclipse total - 21.02.2008 às 03h 00m
M - Máximo do eclipse - 21.02.2008 às 03h 25m
U3 - Fim do eclipse total - 21.02.2008 às 03h 50m
U4 - Saída da Lua da sombra - 21.02.2008 às 05h 07m
P4 - Saída da Lua da penumbra - 21.02.2008 às 06h 15m

Links do meu amigo J.P. (espero que não te importes :P)

Total Lunar Eclipse February 20-21, 2008 Animated Link:
:
http://www.shadowandsubstance.com/
Lunar Eclipses - Past and Future:
http://sunearth.gsfc.nasa.gov/eclipse/lunar.html

Sem comentários: