sábado, 10 de fevereiro de 2007

Região de Formação Estrelar - N90

Esta semana enviaram-me esta magnífica fotografia, a qual resolvi partilhar com todos aqueles que visitam o “Um Mundo Diferente”. Embora não seja um tema do qual eu tenha muitos conhecimentos, acho-o bastante interessante e para além disso é sempre bom sabermos um pouco mais sobre aquilo que nos rodeia…
Esta imagem foi obtida através do telescópio espacial Hubble, e mostra-nos uma das regiões de formação estrelar – a N90 – que está localizada na periferia da Pequena Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã, a aproximadamente 200 mil anos-luz da Terra. Dada a relativa proximidade desta região, é permitido obter estudos aprofundados dos processos de formação estrelar.
Esta imagem mostra-nos ainda, algumas estrelas recém-formadas, que estão a criar uma cavidade no centro da N90. A radiação altamente energética emitida por estas jovens estrelas dá origem a que a poeira e gás das camadas interiores da nebulosa se dispersem. Para quem não sabe, uma nebulosa é uma nuvem concentrada de matéria interestrelar (ou seja, gás e poeiras interestrelares).

2 comentários:

Anónimo disse...

Não sabia que gostavas de astronomia, é uma ciência que me desperta grande interesse, a foto é realmente magnífica.

Sj disse...

Olá... Dentro do possível tento estar informada, sobre tudo o que me rodeia... o tempo por vezes é q n é suficiente.
E sim, esta foto está o máximo, por isso é q a publiquei aqui tb para vos mostrar.
E... Obrigada pelas tuas palavras... só é pena de n te teres identificado...