1 das primeiras imagens do sol em 3D
http://www.nasa.gov/mission_pages/stereo/news/stereo3D_press.html
…no dia 25, foi a vez do ESO (European Southern Observatory), divulgar em conferência de imprensa a descoberta da existência de um novo planeta, muito semelhante ao nosso Planeta Terra...
Esta descoberta, realizada por três astrónomos do ESO ligados a Instituições Portuguesas, Francesas e Suíças, foi conseguida através do HARPS (High Radical Velocity for Planetary Searcher), um espectrógrafo de alta precisão, instalado num telescópio de 3,6m do ESO, em La Silla, no Chile.
O novo Planeta, designado por Gliese 581c, está situado fora do Sistema Solar, e é até hoje o planeta mais pequeno a orbitar outras estrelas que não o Sol, pois completa a sua orbita em apenas 13 dias, e está 14 vezes mais perto da sua estrela, do que a Terra está do Sol. Este Planeta, possui ainda algumas características semelhantes ao nosso Planeta Terra, tal como temperaturas variantes entre os 0º- 40º Celsius, o que permite pensar na possibilidade de existência de vida, já que o mesmo está situado numa zona considerada habitável – uma região à volta da estrela onde as condições possibilitam a existência de água líquida.
Este Planeta extrasolar, foi descoberto a orbitar a estrela anã vermelha Gliese 581, que está situada a 20,5 anos-luz da Constelação da Balança. Devido à sua distância, é difícil o envio de satélites que permitam a obtenção de um estudo mais aprofundado do Gliese 581c. Sabe-se ainda, que este Planeta não é visível, e que relativamente à existência de atmosfera os dados ainda não são conclusivos.
Para a obtenção de uma informação mais detalhada consultar os sites oficias:
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=715