quarta-feira, 28 de maio de 2008

Reis da Noruega em Portugal

Foi bordo do iate real Norge que o Rei Harald V e a Rainha Sonja da Noruega chegaram ontem a Portugal, e após o desembarque junto à Torre de Belém iniciaram assim uma visita de Estado de três dias ao país. Depois dos Reis da Suécia, esta é a segunda casa real europeia a visitar Portugal durante este mês Maio.
Neste encontro, estão a ser abordados temas como o desenvolvimento das energias renováveis e as pescas.

Como grande produtor de petróleo e face a uma política social-democrata bastante equilibrada os noruegueses criaram um fundo para que as próximas gerações beneficiem igualmente das receitas provenientes do petróleo, e para que isso seja possível, a curto prazo têm um consumo limitado de combustíveis fósseis.
Num momento em que Portugal atravessa uma grande crise económica face às constantes subidas dos combustíveis, surge a necessidade não só da procura de novos mercados assim como de fontes de energia alternativas.

BACALHAU - PORTUGAL É O 5º MAIOR MERCADO NORUEGUÊS
Desde 1830 que o bacalhau seco da Noruega é exportado para Portugal, sendo este o produto comercializado mais importante, já que só a Noruega detém 55% do mercado português de bacalhau seco, e juntamente com o peixe salgado, correspondeu em 2007, a cerca de 85% da exportação norueguesa de peixes e mariscos para Portugal.

Só a Sonae, comercializa anualmente 7 mil toneladas de bacalhau norueguês, o que corresponde a cerca de 60 milhões de euros, e representa uma quota de mercado de 24 por cento. Relativamente ao Salmão, a Sonae comercializa também cerca de 1500 toneladas por ano, ou seja, cerca de 10 milhões de euros, o equivalente a 33 por cento de quota de mercado.
Dados estes valores, este foi motivo mais do que suficiente para que o Rei Harald V e a sua comitiva visitassem o Hipermercado Continente do Colombo, do Grupo Sonae.

É de lembrar, que a Noruega ainda não faz parte dos países integrantes da União Europeia, pois segundo Harald V, o seu povo já rejeitou a adesão da Noruega à União Europeia por duas vezes, em referendo.

Em suma… dada a qualidade de vida existente da Noruega, também qual é o interesse em pertencer à União Europeia, se eles são mais do que auto-suficientes?? Só se for basicamente para contribuirem para os mais pobres, número este que tende a aumentar, porque benefícios de certeza, não irão encontrar muitos!

Links:

Sem comentários: