domingo, 11 de maio de 2008

Vulcão Chaitén Continua em Actividade

Desde do passado dia 2 de Maio que o Vulcão Chaitén, com 960 metros de altitude, e localizado na Província de Palena, na Região dos Lagos, na Patagónia Chilena, tem estado em forte actividade. Depois de ter permanecido inactivo durante cerca de 9.000 anos, o vulcão “despertou” com uma forte explosão de cinzas e uma constante actividade sísmica, ao ponto de terem sido instalados novos instrumentos que assegurem uma vigilância intensiva.

A forte explosão de fumo e cinzas que tem atingido cerca de dois km de altura, já fez com que o governo ordenasse a evacuação total dos moradores num perímetro de 50 km do vulcão, levando cerca de 6.000 pessoas a abandonarem as suas casas. As cinzas destas fortes explosões, terão mesmo tingido Buenos Aires, a capital argentina.

Segundo o Globo Online, a presidente Chilena, Michelle Bachelet terá mesmo afirmado que: “o povo chileno poderia ser dizimado em poucos minutos se a enorme coluna de cinzas que emanam do vulcão entrar em colapso.”

Entretanto, durante estes nove dias, cinzas com mais de 30 centímetros, têm coberto as regiões de Chaitén e Futaleufú, e já atigiram uma vasta área de 200 mil hectares, o que está a provocar um grave desastre ecológico, numa zona que é considerada rica em vegetação nativa e cursos de água, sendo o parque Pumalín (uma grande reserva natural do americano Douglas Tompkins), uma das mais afectadas.

Segundo o agrónomo Wilfredo Vera, da Universidade do Chile, "Teremos que esperar um longo tempo, talvez décadas, para que as espécies naturais voltem a colonizar o local".

Também a biodiversidade aquática está a correr riscos irremediáveis, devido ao grau de acidez nos cursos de água.

Enquanto isto, quem parece estar a lucrar com o sucedido são alguns argentinos, que segundo o site Folha Online, já estão a fazer negócio com as cinzas do vulcão, pois decidiram vender as mesmas via Internet por 10 pesos.

Info:
Vulcão Chaitén provoca desastre ecológico no Chile
Vulcão Chaitén-Chile 20080502 – Centro de Vulcanologia dos Açores
Chile intensifica monitoramento de vulcão Chaitén
Chile acelera retirada de moradores por vulcão; cinzas chegam a Buenos Aires
Atividade de vulcão acelera remoção de moradores no Chile

Sem comentários: