segunda-feira, 5 de maio de 2008

Incêndio na Reitoria FCP

Eram 11.20h quando deflagrou o incêndio no Edifício da Reitoria da Faculdade de Ciências do Porto, localizado na Praça Gomes Teixeira, mais conhecida por Praça dos Leões. Segundo o reitor da Faculdade do Porto, Marques do Santos, a origem deste incêndio terá sido causada pela explosão de uma lâmpada de halogéneo utilizado pelos trabalhadores que efectuavam obras no telhado do edifício.

Os maiores estragos deste incidente, foram registados em dois laboratórios do Departamento de Zoologia/Antropologia da Faculdade de Ciências, situados no quarto piso, cujo abatimento do tecto provocou a destruição de equipamento e por conseguinte, algum trabalho de investigação, assim como a destruição de alguns livros raríssimos da Biblioteca desse Departamento, situada no terceiro piso do Edifício, causada pela água utilizada no combate do Incêndio.

Relativamente ao Fundo Antigo da Faculdade de Ciências e aos Museus de História Natural, que possui o espólio bibliográfico mais valioso e o museológico do edifício, estes por se encontrarem localizados em alas opostas do Edifício, não sofreram qualquer dado.

Este incêndio não provocou maiores danos porque a faculdade encontrava-se em mudança de instalações para um novo edifício.

Sem comentários: