terça-feira, 6 de maio de 2008

Reis da Suécia em Portugal

A convite do Presidente da República, Cavaco Silva, os Reis Carl XVI Gustav e Sílvia da Suécia iniciaram ontem a sua segunda visita de Estado a Portugal, de três dias.
Neste encontro dedicado especialmente às energias renováveis, foi ainda manifestado o interesse nacional no reforço das relações comerciais, científicas e ambientais entre os dois países.

Esta visita coincide ainda com os 120 anos da visita de Estado do Rei Óscar da Suécia, a primeira realizada por um monarca sueco, a Portugal.

Ontem, após a visita da Rainha Sílvia ao Palácio dos coches, os monarcas foram recebidos para o almoço no Palácio de Belém onde o rei foi condecorado com o Grã-Colar da Ordem do Infante Dom Henrique, e a Rainha com a Grã-Cruz da mesma Ordem.

Durante estes três dias, para além do Banquete realizado no Palácio da Ajuda, e das diversas visitas na capital portuguesa a locais como o Mosteiro dos Jerónimos, a CM Lisboa, Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI, onde conheceu dois projectos pioneiros no domínio da energia eólica e solar, e do Museu da Electricidade, os reis irão ainda às localidades Alentejanas de Évora onde será visitada a fábrica de células fotoeléctricas, Monsaraz, e a Barragem do Alqueva.

Info:
Vídeo: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=343844&tema=27

SIC Online - Reis da Suécia de visita a Portugal
RTP Notícias - Reis da Suécia em Portugal
PUBLICO.PT – Visita dos Reis sa Suécia dedicada às energias renováveis

Sem comentários: