segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
Síntese de Dezembro
-> Cimeira EU-Africa - P.Nações, Lisboa
10 de Dezembro 2007
-> Entrega dos Prémios Nobel - Estocolmo
11 de Dezembro 2007
-> Manoel de Olveira - Celebra o seu 99º Anivesário (É o mais velho realizador de cinema ainda no activo)
13 de Dezembro 2007
-> Assinatura do Tratado de Lisboa
14 de Dezembro 2007
-> Abertura da Byblos - Nova BookStore de Lisboa
17 de Dezembro 2007
-> Violência Galáctica no Sistema 3C321
19 de Dezembro 2007
-> 10 Anos depois, é finalmente inaugurado o troço de Metro: Chiado-Stª Apolónia
-> Nações Unidas declara 2009 - Ano Internacional da Astronomia
27 de Dezembro 2007
-> Benazir Bhutto - Ex-Primeira Ministra e Líder da Oposição Paquistanesa, morre vítima de ataque terrorista
31 de Dezembro 2007
-> New Year's Eve...
Recipe for a GOOD YEAR - Happy 2008!!!
Se a seguirem conforme a descrição, verão que o resultado será um ano Muito Feliz, repleto de Lindos Sorrisos, Muitas Alegrias, Maravilhosos Sucessos e Realizações, construídos no meio de Muita Paz e Harmonia…
“Tome 12 meses completos.
Limpe-os cuidadosamente de toda a amargura, ódio e inveja.
Corte cada mês em 28, 30, ou 31 pedaços diferentes, mas não cozinhe todos ao mesmo tempo. Prepare um dia de cada vez com os seguintes ingredientes:
- Uma parte de fé
- Uma parte de paciência
- Uma parte de coragem
- Uma parte de trabalho
Junte a cada dia uma parte de esperança, de felicidade e amabilidade.
Misture bem, com uma parte de oração, uma parte de meditação e uma parte de entrega.
Tempere com uma dose de bom espírito, uma pitada de alegria e um pouco de acção, e uma boa medida de humor.
Coloque tudo num recipiente de amor.
Cozinhe bem, ao fogo de uma alegria radiante.
Guarneça com um sorriso e sirva sem reserva.”
Clean them carefully of all bitterness, hatred and envies.
Cut each month in 28, 30, or 31 different pieces, but does not cook all them at the same time. Prepares one day of each time with the following ingredients:
- A part of faith
- A part of patience
- A part of courage
- A part of work
Joins to each day a part of hope, happiness and pleasantness.
Mixe well, with a part of pray, a part of meditation and a part of delivery.
Temper with a good spirit, a little bit of joy and a little part of action, and a good measure of mood.
Put everything in a container of love.
Cooks well, on a fire of a radiating joy.
Provides with a smile and serves without reserve."
domingo, 23 de dezembro de 2007
BOAS FESTAS!!!
I have a little gift for you... I hope you like it!!!
sábado, 22 de dezembro de 2007
Sugestões de Natal…
Livros e CD's - Nacionais e Estrangeiros
Jorge Palma
Voo Nocturno
Sim
Call me Irresponsible
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
IYA 2009 - The International Year of Astronomy 2009
Foi escolhido 2009, porque este será o ano em que se comemoram os 400 anos desde que o cientista Galileo Galilei “apontou” pela primeira vez um telescópio para os céus. Este seu grande interesse pelo universo, permitiu-lhe realizar grandes descobertas, entre as quais destacam-se: os quatros maiores satélites de Júpiter, as montanhas e crateras na Lua, e as manchas solares.
Esta comemoração, além de celebrar 4 séculos de descobertas visa também impulsionar o interesse internacional na área da Astronomia e das Ciências, especialmente junto dos mais jovens, cujo tema central será “The Universe - Yours to Discover" - “O Universo para Descobrir”. Para isso, contará com a criação de vários eventos e actividades, tanto a nível nacional como internacional, que ao longo do ano irão promover um maior interesse na área da Astronomia.
http://www.astronomy2009.org/
http://www.eso.org/public/outreach/press-rel/pr-2007/pr-54-07.html
Ainda a Brilhar Intensamente…
Mas hoje voltei, não para a falar do seu brilho, mas para publicar duas fotografias da autoria do meu amigo J.Porto, que tão gentilmente as cedeu ao “Um Mundo Diferente”.
Imag. captada a 2 Dezembro de 2007
"Com máq. fotog. digital Canon 350D (1600ISO e 10 exposições de 5 seg. cada, posteriormente adic.) em tripé fotográfico. Nesta imag. também se pode obs. um enxame aberto de estrelas denominado NGC 1245 (New General Catalog) com magnitude 8,4.”
Outras info. sobre o Cometa:
http://www.aerith.net/comet/catalog/0017P/2007.html
E info do site “Sky and Telescop” a 11 Dezembro:
“The real Comet Holmes continues to enlarge, which means its surface brightness is decreasing and it's more easily wiped out by moonlight or light pollution. But if you have a dark sky, the comet's total brightness has remained constant at 3rd magnitude since mid-November!”
quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
'Death Star' Galaxy Black Hole Fires at Neighboring Galaxy
♥ Mais uma vez, o “Um Mundo Diferente” está atento ao que se passa no nosso Universo…
Transcrevendo directamente uma afirmação de Dan Evans, cientista da Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics e lider neste estudo - "We've seen many jets produced by black holes, but this is the first time we've seen one punch into another galaxy like we're seeing here" e acrescentou ainda que "This jet could be causing all sorts of problems for the smaller galaxy it is pummeling".
Segundo as observações realizadas através do Very Large Array e do Chandra, as imagens captadas indicam que este jacto iniciou o seu impacto com a Galáxia há 1 milhão de anos. Uma pequena fracção da vida do Sistema. Isto significa, que este tipo de alinhamento é bastante raro, o que faz do 3C321 uma grande oportunidade para estudar este tipo de fenómenos.
Mas é possível, que no meio desta destruição, ainda possa surgir um novo renascer para esta Galáxia… ou seja, após a completa destruição provocada pelo jacto, a energia e a radiação libertadas poderão provocar a formação de um grande número de estrelas e planetas… e com eles poderá ser iniciada uma nova era…
Em suma, tudo começa e acaba da mesma forma… Será que a destruição não é apenas um ponto de partida, para um novo começar?!
O resultado desta observação poderá ser consultado no “The Astrophysical Journal”
Consulta de Informações e Imagens adicionais:
http://www.nasa.gov/chandra
http://chandra.harvard.edu/
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
Hangovers vs. Health
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
Assinatura do Tratado de Lisboa
Quem o assinou está confiante… por isso, agora só nos resta, é ficarmos também.
Vinte e dois anos depois, os Claustros dos Jerónimos voltam a ser palco de um momento histórico para Portugal e para a Europa comunitária. Pois a 12 de Junho de 1985, também este tinha sido o local escolhido para da assinatura do Acto de Adesão de Portugal à então Comunidade Europeia - CEE.
Depois da assinatura do novo Tratado da UE, inicia-se o obrigatório processo de ratificação/confirmação do documento em todos os Estados-membros, por via parlamentar ou em referendos, condição prévia, à sua entrada em vigor a 01 de Janeiro de 2009, data esta, já fixada pelos dirigentes da União (6 meses antes das próximas eleições europeias em Junho desse ano).
À tarde, os líderes da União e delegações, rumaram para Bruxelas, onde amanhã, sexta-feira, se voltarão a encontrar para a habitual Cimeira formal de fim de ano, que será dominada pela estratégia do bloco europeu para enfrentar os desafios da globalização e pela avaliação de crises internacionais, como a do Kosovo e a dos refugiados no Darfur (Sudão).
Para finalizar este acto, Lisboa ficou em festa, pois para além das entradas grátis em todos os museus da cidade e das viagens da Carris e Metro, o Parque das Nações foi palco de um concerto apresentado pela Orquestra do Algarve,e sincronizado com fogo-de-artifício do Grupo Luso Pirotecnia…
E assim… Estrelas cadentes encheram o céu de cor, nesta zona da cidade…
Os dez pontos-chave deste novo documento reformador:
“1 - Do Tratado emerge a figura do Presidente do Conselho Europeu. Este cargo será eleito por dois anos e meio e pode ser renovado uma vez. Segundo o actual presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, a importância deste novo cargo prende-se com o seu papel de «dar continuidade aos esforços das presidências» rotativas dos 27, que continuam com a duração de seis meses.
2 - Em Lisboa foi dada ainda luz verde a um Alto Representante da União para os Assuntos Externos e da Política de Segurança com missão reforçada, já que será também vice-presidente da Comissão Europeia.
3- O Tratado contém emendas aos dois únicos tratados que serão conservados na União Europeia: o Tratado da UE (Maastricht) e o Tratado de funcionamento (Roma). Deixa cair as referências aos símbolos, como a bandeira, a divisa e o hino europeus, que vão continuar a existir, mas não figurarão no novo tratado.
4 - O fim do veto. Temas como asilo, imigração e cooperação judicial, entre outros, deixam de estar sujeitos a este mecanismo actualmente existente.
5 - Comissão Europeia encolhe. Em 2014, o número de comissários será inferior ao de estados-membros, representando dois terços dos
6 - Carácter vinculativo: a Carta Europeia dos Direitos Fundamentais, que ocupava grande parte do anterior tratado constitucional, não irá figurar no novo documento. Porém, este incluirá uma menção que assinalará o seu carácter vinculativo. O Reino Unido assegurou-se, com uma garantia escrita, que a carta não poderá ser usada no tribunal Europeu para alterar a lei laboral inglesa ou outras leis relacionadas com direitos sociais.
7 - O novo texto consagra o direito de um grupo de cidadãos pedirem à Comissão Europeia que proponha uma medida legislativa. O número de peticionários terá, no entanto, de ser de pelo menos um milhão.
8 - Cooperação. Novo mecanismo automático de colaboração reforçada em cooperação policial e judicial em matéria penal. Na luta e prevenção contra o racismo e a xenofobia, a criminalidade organizada, o terrorismo, o tráfico de seres, droga e armas, os crimes contra crianças, bem como a corrupção ou a fraude.
9 - A União Europeia passa a ter personalidade jurídica única.
10 - Consagrado no Tratado de Lisboa fica ainda a possibilidade dos Estados abandonarem a União Europeia.”
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Prémios Nobel 2007
A primeira cerimónia ocorreu em 1901 no Conservatório Real de Estocolmo, e nela foram concedidos os Prémios da Literatura, Física, Química e Fisiologia ou Medicina. O Prémio Nobel da Paz, foi entregue em Oslo. Assim, e desde 1902, os prémios são formalmente concedidos pelo Rei da Suécia. No entanto a entrega do Prémio Nobel da Paz continua a decorrer em Oslo, sendo presidida pelo Rei da Noruega.
Esta cerimónia, decorreu sala de concertos da cidade, à qual precedeu uma festa de gala para 1.300 convidados, onde participaram a família real e vários membros do governo.
Aos vencedores do Nobel é atribuído um diploma, uma medalha de ouro e um cheque de 10milhões de coroas suecas.
Este ano o rei Carl Gustaf da Suécia entregou os prémios:
Medicina – Ao italiano Mario Capecchi e aos britânicos Oliver Smithies e Martin J. Evans;
Física – Ao alemão Peter Gruenberg e ao francês Albert Fert;
Química – Ao alemão Gerhard Ertl;
Literatura - À romancista britânica de 88 anos, Doris Lessing (que por motivos de saúde não pode comparecer).
Economia - Aos americanos Eric Maskin e Roger Myerson.
Leonid Hurwicz, de 90 anos, (por motivos de saúde, também não compareceu na cerimónia);
Na Noruega foram entregues os Prémios:
Paz – A Albert Arnold (Al) Gore Jr. (O ex-vice-presidente americano e actual activista ambiental) e ao Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU.
Curiosidade:
Este ano surgiram 181 indicações para o Prémio Nobel da Paz. Entre eles contavam os nomes:
- Da ambientalista Watt-Cloutier, de 53 anos, que mostrou como as mudanças climáticas ameaçam o modo de vida dos povos indígenas que vivem no Ártico;
- O do monge budista vietnamita Thich Quang Do;
- O do ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari;
- O do grupo humanitário "Save the Children" (Salvem as crianças);
- E o da polonesa Irena Sendler também entrou na aposta para vencer neste ano. Durante o Holocausto, na II Guerra mundial, ela salvou mais de 2,5 mil crianças da morte.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
II Cimeira UE-Africa
Assim, 7 anos após a realização da I Cimeira UE-Africa, no Cairo, os chefes de Estado e Governo de 80 países (27 Delegações Europeias e 52 Africanas), dos dois continentes, reuniram-se durante este fim-de-semana para mais um encontro, desta vez, na Capital Portuguesa - Lisboa.
Para além de todo o aparato que mobilizou a zona envolvente do Parque das Nações, o qual levou mesmo ao encerramento de vários estabelecimentos comerciais devido às fortes medidas de segurança instauradas, Portugal voltou a dar provas da sua excelente capacidade de relacionamento, representação, organização e segurança em “altos” eventos.
E apesar, de desde o início, esta Cimeira ter estado envolvida em alguma polémica, primeiro, devido às várias divergências existentes entre alguns países (como aconteceu com 1º Ministro Inglês Gordon Brown que falhou a este encontro devido à presença do Presidente do Zimbabué Robert Mugabe), e depois devido ao Presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, ter abandonado ontem de manhã os trabalhos da Cimeira, com um apelo a um boicote contra os acordos de parceria económica (APE) que estão a ser negociados entre os dois continentes, pode-se dizer que o resultado da mesma foi bastante positivo.
Segundo Jorge Amado, Ministro Português dos Negócios Estrangeiros, ao final do primeiro dia de trabalho, os objectivos já estavam cumpridos.
Nesta cimeira, foi criada uma grande expectativa em torno das presenças de Khadafi e Mugabe. Mas as figuras centrais que criaram o maior impacto deste encontro foram: José Sócrates, 1º Ministro Português e Presidente da União Europeia e Ângela Merkel, Chanceler Alemã. A Chanceler chegou mesmo a afirmar em nome da UE que o Zimbabué «faz mal à imagem de uma nova África».
Outros pontos altos desta Cimeira:
Jóse Sócrates: conseguiu definir uma agenda onde colocou ao mesmo nível de igualdade, interesses económicos e direitos humanos.
Alpha Oumar Konaré, presidente da Comissão da União Africana: assumiu com frontalidade que um dos problemas africanos é a falta de «boa governação»
John Kufuor, presidente da União Africana: considera que a questão dos Direitos Humanos é um problema em África, e por isso apelou a todos os países africanos a procurem ser cada vez mais eficazes na defesa dos seus direitos e valores. «Se formos eficazes ao nível interno, sê-lo-emos também ao nível internacional».
Robert Mugabe, presidente do Zimbabué: que tem sido acusado de crimes contra o mais básico dos Direitos Humanos, a liberdade, considerou Angela Merkel de «arrogante» a quando da afirmação desta em relação ao Zimbabué e acrescentou ainda que a Europa está «mal informada» sobre o que se passa no seu país.
Durante esta cimeira, foram firmados Acordos de Ajuda aos Países em Crise. Entre os primeiros beneficiários encontram-se países como Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau. Estes irão já usufruir de parte dos 8 milhões de Euros entregues pela UE durante este encontro. Esta verba está inserida em Programas Comunitários de Ajuda ao Desenvolvimento, e será atribuída a 30 países africanos por um período de 5 anos (2008-13).
Foi também assinado pela União Europeia, um Acordo de Financiamento do Programa Indicativo Nacional da Guiné-Bissau para o período 2008-13, no montante de 102,8milhões de euros, que será distribuído por 5 áreas de intervenção: Prevenção de Conflitos e Reforma das Forças de Segurança; Projectos de Energia e Água; Apoio Directo ao Orçamento Geral do Estado (OGE); Iniciativas da Sociedade Civil e o restante para Programas de Emergência Alimentar.
Relativamente a Acções de Paz e Segurança, também foi fechado um acordo de financiamento por parte da União Europeia. Estarão previstos cerca de 435 milhões de euros destinados às operações de paz no Sudão, por causa do problema humanitário que se vive em Darfur, e mais 300 milhões de euros em ajudas, durante os próximos dois anos.
Para finalizar, e ainda durante esta Cimeira, Cavaco Silva referiu que «Este é o melhor momento para construirmos uma verdadeira parceria, fundada nos mesmos valores da liberdade, democracia, igualdade, solidariedade, Estado de Direito e respeito pelos direitos humanos».