segunda-feira, 9 de julho de 2007

1 dia - 2 Eventos Mundiais

Sábado dia 07/07/2007, foi o dia escolhido para a realização dos dois eventos o “Live Earth” e a cerimónia das “New7Wonders”.

O “Live Earth”, foi considerado maior evento alguma vez realizado em defesa do meio ambiente e um dos maiores da história da humanidade. Nele actuaram cerca de 150 artistas divididos pelos cinco continentes, em países como Inglaterra, EUA, Austrália, África do Sul, Japão, Alemanha e Brasil (tendo-se a estes se juntado ainda outras cidades como Lisboa, Madrid e Paris, com artistas locais). Apesar da iniciativa ter como objectivo o alerta mundial para o aumento do Aquecimento Global… na minha opinião, em Portugal esta iniciativa não suscitou grande interesse, já que a transmissão dos shows, via satélite, ficaram muito aquém do esperado, dando sim lugar a entrevistas nos bastidores do canal português… podiam sim, ter apresentado um pouco mais do que se estava a passar pelo mundo e depois no final procederem então a esses esclarecimentos…

Relativamente à Gala das “New7Wonders of the World ”, mais uma vez Portugal mostrou estar à altura de qualquer grande país, na realização de espectáculos em grande escala. Apesar, de algumas gaffs impossíveis de corrigir nos directos, podemos dizer que a gala correu bastante bem e foi digna de se ver… quanto as Maravilhas concordei com algumas, outras nem tanto, mas se esta foi a vontade da maioria do povo… então que seja assim…
Em relação aos artistas convidados, o Alessandro Safina (meu favorito), J.Lopes, Dulce Pontes & José Carreras, Mariza & Camané, estiveram muito bem, mas o experiente Rui Veloso que actuou em duo com o Carlos do Carmo, já não esteve no seu melhor, pois devia ter estudado um pouco melhor as músicas e evitado o teleponto!!! Enfim… são coisas que por vezes acontecem.

Apresentação dos resultados por ordem de divulgação [aproveito ainda, para apresentar também a minha modesta votação (*)]:

NEW7WONDERS:
- The Great Wall of China (*)
- Petra – Jordan (*)
- The Statue of Christ Redeemer –Brazil
- Machu Picchu – Peru (*)
- The Pyramid of Chichén Itzá – Mexico (*)
- The Roman Colloseum – Italy
- The Taj Mahal – India

(*) – Os Meus Votos
As minhas votações foram baseadas na antiguidade de cada local e no seu interesse histórico e arquitectónico. Para além das assinaladas, inclui ainda na minha votação…
- The Acropolis (Greece)
- Angkor (Cambodia)
- Statues of Easter Island (Chile)

7 MARAVILHAS PORTUGUESAS:
- Mosteiro de Alcobaça
- Mosteiro dos Jerónimos (*)
- Palácio da Pena (*)
- Mosteiro da Batalha
- Castelo de Óbidos (*)
- Torre de Belém (*)
- Castelo de Guimarães

(*) – Os Meus Votos
- Castelo de Almourol
- Convento de Mafra
- Palácio de Queluz

Depois desta selecção, o organizador Suíço revolveu ainda apostar nas “Natural7Wonders”. Nesta 1ª Fase serão apresentados diversos locais que mais tarde irão também a votação a nível mundial. Seria uma boa ideia Portugal começar já a votar e incluir locais como a Lagoa das 7 Cidades – na Ilha de S. Miguel, Açores, e o Douro Portugal Continental… Nunca se sabe se não suscitamos o interesse mundial, e no fim teremos também uma Maravilha da Natureza…

Nota: Aproveito ainda, para agradecer a quem se disponibilizou em deixar também aqui, neste blog, as suas preferências...

Sem comentários: