sábado, 14 de julho de 2007

GTC - Gran Telescopio Canarias


Noticias como: “El telescopio del Roque de los Muchachos "revolucionará" la astronomía” ou “El Gran Telescopio Canarias (GTC) es el mayor telescopio del mundo y está dotado con la tecnología más moderna jamás instalada en un instrumento de estas características”, surgiram hoje em quase toda, senão mesmo em toda a comunicação social espanhola.

O novo telescópio, designado por GTC - Gran Telescopio Canarias, (não é o maior, mas um dos três maiores existentes), foi construído a 2.426 metros de altura sobre o nível do mar, no Observatório del Roque de los Muchachos, na Ilha La Palma – Canárias. Este projecto, liderado pelo Instituto de Astrofísica das Canárias teve um custo 130 milhões de Euros, e contou com a ajuda financeira do Instituto de Astronomia, e do Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica e Electrónica (ambos do México) e da Universidade da Florida, nos Estados Unidos.

O GTC, está incluído nos da geração “8-10 metros”, e a sua importância no mundo astronómico acresce devido à dimensão da sua lente, que possui uma superfície circular de 10,4 metros de diâmetro e uma área captação de luz de 76 metros quadrados, o que permitirá a obtenção de imagens de grande resolução num período relativamente curto.

Um dos maiores avanços tecnológicos utilizados no GTC é seu sistema de Óptica Adaptativa: ou seja, um conjunto de espelhos maleáveis que realizam milhares de correcções por segundo e em tempo real, de forma a compensar as alterações sofridas pela luz durante a sua passagem pela atmosfera; e o Instrumento Focal de Última Geração: que vai permitir uma análise da luz visível e infra-vermelha e transformar os sinais recebidos em imagens directas e imagens espectroscópicas.

Outras características deste telescópio, serão a possibilidade de distinguir sistemas planetários; aprofundar o estudo das características dos buracos negros; captar o nascimento de novas estrelas; ver as galáxias mais afastadas e os quasares; identificar os componentes químicos produzidos após o "Big Bang"; ou encontrar planetas com características idênticas ao Planeta Terra noutros sistemas solares.

Apesar da cerimónia de ontem, sexta-feira - 13 de Julho, (que contou com a presença do Príncipe Filipe de Borbón), este telescópio só estará totalmente operacional dentro de 12 meses, sendo este período utilizado para a realização de todos os ajustes e calibrações necessárias ao bom funcionamento do telescópio e dos seus instrumentos.

Depois das negociações, a 14 de Fevereiro, com as quais a Espanha se tornou membro integrante do ESO (do qual também faz parte Portugal), esta organização pondera agora, uma forte possibilidade do novo e maior telescópio do mundo, o E-ELT – European-Extra Large Telescope (cuja lente principal terá 42 metros de diâmetro), também venha a ser construído no Observatório del Roque de los Muchachos – na Ilha La Palma, Canárias. Mas essa decisão só será conhecida dentro de dois anos.

Vídeo – Fases de Construção e Interior do CGT

Nota: Para melhor visualizar o Vídeo anterior, clicar na legenda do mesmo, no link http://videos.orange.es/video/iLyROoaftBrU.html ou aceder a esta pág. através do Mozilla Firefox em vez do Internet Explorer

Sem comentários: