quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

'Death Star' Galaxy Black Hole Fires at Neighboring Galaxy

Credit: X-ray: NASA/CXC/CfA/D.Evans et al.;
Optical/UV: NASA/STScI;
Radio: NSF/VLA/CfA/D.Evans et al., STFC/JBO/MERLIN

Mais uma vez, o “Um Mundo Diferente” está atento ao que se passa no nosso Universo…

No passado dia 17 de Dezembro, cientistas da NASA, observaram um fenómeno astronómico como nunca antes haviam testemunhado - um poderoso jacto do “Super Maciço” Buraco Negro de uma Galáxia, explodiu a Galáxia vizinha, e dada a grande “Violência Galáctica”, acredita-se que mesma provocará, profundos efeitos negativos sobre os seus planetas e sua formação estrelar.

Conhecido como 3C321, este sistema possui duas galáxias, uma maior e outra mais pequena, que “orbitam” entre si e ambas possuem, no seu centro, “Super Maciço” Buraco Negro.

Esta Galáxia “Estrela da Morte”, foi descoberta através da combinação de vários telescópios, espaciais e terrestres – o da NASA's Chandra X-ray Observatory, o Hubble Space Telescope, Spitzer Space Telescope, o Very Large Array Telescope, Socorro, N.M., e o Multi-Element Radio Linked Interferometer Network (MERLIN) Telescopes do Reino Unido.

Transcrevendo directamente uma afirmação de Dan Evans, cientista da Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics e lider neste estudo - "We've seen many jets produced by black holes, but this is the first time we've seen one punch into another galaxy like we're seeing here" e acrescentou ainda que "This jet could be causing all sorts of problems for the smaller galaxy it is pummeling".

Estes jactos provocados pelos “Super Maciços” dos Buracos Negros, produzem grandes quantidades de radiação, especialmente a alta energia dos Raios-X e Raios-Gamma, que em grandes quantidades provocam efeitos nefastos. A combinação dos efeitos da radiação e das partículas conseguem viajar quase à velocidade da luz e podem provocar grandes danos na atmosfera dos planetas que se encontram no raio de alcance dessa radiação. Apenas como exemplo, estes, podem destruir a camada protectora do ozono, na atmosfera superior dos planetas.

Segundo as observações realizadas através do Very Large Array e do Chandra, as imagens captadas indicam que este jacto iniciou o seu impacto com a Galáxia há 1 milhão de anos. Uma pequena fracção da vida do Sistema. Isto significa, que este tipo de alinhamento é bastante raro, o que faz do 3C321 uma grande oportunidade para estudar este tipo de fenómenos.

Mas é possível, que no meio desta destruição, ainda possa surgir um novo renascer para esta Galáxia… ou seja, após a completa destruição provocada pelo jacto, a energia e a radiação libertadas poderão provocar a formação de um grande número de estrelas e planetas… e com eles poderá ser iniciada uma nova era…

Em suma, tudo começa e acaba da mesma forma… Será que a destruição não é apenas um ponto de partida, para um novo começar?!

O resultado desta observação poderá ser consultado no “The Astrophysical Journal
Consulta de Informações e Imagens adicionais:
http://www.nasa.gov/chandra
http://chandra.harvard.edu/

Sem comentários: