terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Prémios Nobel 2007

No dia 10 de Dezembro 1896, chegava ao fim a vida do industrial sueco, e inventor da dinamite, Alfred Nobel, que deixou em testamento a instituição de um prémio às pessoas que mais se destacassem em determinadas áreas, através de pesquisas importantes, invenções de técnicas pioneiras, ou contribuições destacadas à sociedade. Assim, e em homenagem ao seu criador, a 10 de Dezembro, são entregues em Estocolmo – Suécia, os Prémios Nobel atribuídos às áreas: da Física, Química, Fisiologia ou Medicina e Literatura, (o da Paz é em Olso - Noruega). Ele nunca atribuiu nenhum prémio à Economia. Mas foi criado em sua memória o prémio das Ciências Económicas.

A primeira cerimónia ocorreu em 1901 no Conservatório Real de Estocolmo, e nela foram concedidos os Prémios da Literatura, Física, Química e Fisiologia ou Medicina. O Prémio Nobel da Paz, foi entregue em Oslo. Assim, e desde 1902, os prémios são formalmente concedidos pelo Rei da Suécia. No entanto a entrega do Prémio Nobel da Paz continua a decorrer em Oslo, sendo presidida pelo Rei da Noruega.

Esta cerimónia, decorreu sala de concertos da cidade, à qual precedeu uma festa de gala para 1.300 convidados, onde participaram a família real e vários membros do governo.

Aos vencedores do Nobel é atribuído um diploma, uma medalha de ouro e um cheque de 10milhões de coroas suecas.

Este ano o rei Carl Gustaf da Suécia entregou os prémios:
Medicina –
Ao italiano Mario Capecchi e aos britânicos Oliver Smithies e Martin J. Evans;
Física – Ao alemão Peter Gruenberg e ao francês Albert Fert;
Química – Ao alemão Gerhard Ertl;

Literatura - À romancista britânica de 88 anos, Doris Lessing (que por motivos de saúde não pode comparecer).

Economia - Aos americanos Eric Maskin e Roger Myerson.
Leonid Hurwicz, de 90 anos, (por motivos de saúde, também não compareceu na cerimónia);

Na Noruega foram entregues os Prémios:
Paz – A Albert Arnold (Al) Gore Jr. (O ex-vice-presidente americano e actual activista ambiental) e ao Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU.
O ex-vice-presidente americano, Al Gore, afirmou que irá doar 100% do prémio à Aliança para a Proteção Climática, uma organização independente sem fins lucrativos dedicada a mudar a opinião pública nos Estados Unidos e no mundo, sobre a urgência de resolver a crise climática.

Curiosidade:
Este ano surgiram 181 indicações para o Prémio Nobel da Paz. Entre eles contavam os nomes:
- Da ambientalista Watt-Cloutier, de 53 anos, que mostrou como as mudanças climáticas ameaçam o modo de vida dos povos indígenas que vivem no Ártico;
- O do monge budista vietnamita Thich Quang Do;
- O do ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari;
- O do grupo humanitário "Save the Children" (Salvem as crianças);
- E o da polonesa Irena Sendler também entrou na aposta para vencer neste ano. Durante o Holocausto, na II Guerra mundial, ela salvou mais de 2,5 mil crianças da morte.

Sem comentários: