Enquanto que neste pequeno canto do mundo parece que chegámos quase ao Outono, com a previsão de chuva e descida da temperatura para o fim-de-semana (quem pensava em ir à praia, desengane-se pois terá que alterar os planos), na América Central e nas zonas limítrofes do Golfo do México tem surgido no espaço de pouco mais de uma semana, sucessivos Furacões que estão a afectar milhares de pessoas. Entre os quais encontram-se já os furações “Hanna”, “Gustav”, “Ike” e o “Josephine” que também já se encontra no Atlântico e pronto a “actuar”. Ver Video
Como se não bastasse toda esta onda de furacões, surge agora também a notícia do degelo no Ártico Canadiano, onde uma plataforma com cerca de 55 quilómetros quadrados se desprendeu no início do mês passado, da Ilha de Ellesmere. Isto porque nas últimas décadas as temperaturas desta zona do globo subiram mais rapidamente do que a média global. Só este ano, verificou-se uma perda de cerca de 134 quilómetros quadrados, o equivalente a mais de três vezes a área da Ilha de Manhatan. Só para se ter uma ideia, as temperaturas que costumam rondar os 7º atingiram este ano, os 17º.
Segundo os cientistas, estas plataformas de gelo são apenas o que resta da única plataforma com 5633 quilómetros quadrados na Ilha de Ellesmere, da qual hoje restam apenas cerca de 483 quilómetros quadrados.
Ver Video - Bloco de Gelo Separa-se do Glaciar Ártico
Enquanto no Ártico o gelo derrete a passos largos, no Quénia, em África, nevou pela primeira vez, e a zona atingida pela neve foi o Vale de Rift, que se encontra numa zona montanhosa entre o sudoeste da Etiópia e a costa Moçambicana.
Os Meteorologistas já afirmaram que este efeito terá sido produzido pela convergência da corrente de ar frio vinda do Oceano Índico com a corrente de ar quente proveniente do Congo. De qualquer forma, esta não deixa de ser situação surpreendente, especialmente para os quenianos, pouco habituados a estes fenómenos meteorológicos.
Video RTP – Neve no Quénia
Video VEJA - Quênia: neve atrai moradores
Mais Info.
PUBLICO.PT
- Plataforma de gelo com 55 quilómetros quadrados desprende-se no Árctico
- Site com informações sobre as plataformas
Sem comentários:
Enviar um comentário