quinta-feira, 20 de julho de 2017

É isto que o café faz ao nosso corpo e cérebro


É isto que o café faz ao nosso corpo e cérebro

Da memória à adrenalina, passando pelo estado de espírito ou a explicação para a falta de apetite, apresentamos treze propriedades do café.

Cheio, curto, duplo, frio ou sem princípio. Há quem não consiga começar o dia sem uma das muitas formas como o café é servido, mas também existem razões para isso.
O café desperta várias reações no nosso corpo e mente, que fazem com que haja quem realmente sinta que não consegue viver sem ele.
É de referir, no entanto, que apesar de ser visto como uma bebida como muitas outras, o café é, na verdade, uma droga psicoativa, mas o facto de estar banalizado faz com que acabemos por vê-lo apenas como um vício menos prejudicial.
Ainda assim, na galeria que apresentamos acima, segundo o Business Insider há dez propriedades do café que fazem dele um aliado ou inimigo de um corpo e mente sãos.

1.    É uma droga psicoativa
Apesar de ser visto como uma bebida como qualquer outra, o principal componente do café, a cafeína, é uma droga psicoativa, o que faz com que, além dos benefícios, existam ainda efeitos negativos que produz no nosso corpo. Uma delas é a maneira como interagimos com aquilo que nos rodeia, que explica o tempo que levamos a adormecer, visto que estamos mais alerta e com uma atividade cerebral mais ativa.

2.   Ficamos mais despertos (pelo menos por um bocado)
Ao longo do dia, o nosso cérebro produz uma molécula chamada adenosina. É ela que faz com que acumulemos cansaço ao longo da nossa atividade diária e, desse modo, nos dá sono e vontade em dormir. A cafeína acaba por 'sabotar' esse processo natural ao travar os recetores que estão destinados à adenosina, rejeitando-a. Esse é o processo que explica o nosso 'estado de alerta' depois de beber café.

3.   Potencia o nosso estado de espírito
Enquanto estimulante para o sistema nervoso, a cafeína não só aumenta a nossa atenção como nos pode deixar mais bem dispostos. A explicação reside novamente no bloqueio que é feito aos efeitos relaxantes da adenosina. Uma vez bloqueada, sobra mais espaço para a dopamina e a glutamina, dois estimulantes que nos deixam menos entediados e mais ativos.

4.  Melhora a nossa memória
Estudos que analisaram os efeitos do café no nosso corpo comprovaram que este ajuda as memórias a permanecerem no cérebro durante mais tempo. No entanto, este aprimoramento da memória funciona melhor sobre aqueles que ainda não ficaram viciados na cafeína, como é o caso dos estudantes. Um dos estudos mais recentes sobre o tema, mencionado pelo Business Insider, diz até que são as pessoas extrovertidas quem mais beneficia da relação entre a memória e a cafeína.

5.   Aumenta os nossos índices de atenção
Estando mais despertos, estamos inevitavelmente mais atentos àquilo que fazemos ou assistimos. Este é um dos principais benefícios da cafeína: Ajuda-nos a concentrar em determinada tarefa à qual queremos destinar a máxima atenção possível para a executar com sucesso. Para quem faz longas viagens de carro todos os dias, por exemplo, o café é um dos melhores amigos para não deixar que a monotonia da estrada os faça adormecer ao volante.

6.  Irritantes? Não, é a adrenalina a falar mais alto
Há quem fique demasiado 'elétrico' depois de beber café, ao ponto de acharem essa pessoa irritante. A explicação é simples: A cafeína desperta as nossas células cerebrais e faz com que o nosso sistema nervoso ative um 'estado de emergência', isto é, as nossas glândulas adrenais, situadas abaixo dos rins, produzem níveis anormais de adrenalina para todo o corpo, o que faz com que haja quem não consiga estar quieto - física ou verbalmente - depois de beber café.

7.   Um aliado à medicação
Outra das propriedades do café incide sobre a maneira como este ajuda o corpo a reagir à medicação, tornando-a mais eficaz. Um dos produtos 'infalíveis' para quem sofre de enxaquecas anormalmente fortes é o Excedrin, que, além de conter os mesmos componentes que o Ipobrufeno, engloba também cafeína, que apressa e prolonga os efeitos da medicação no organismo.

8.  Permanece no organismo durante muito tempo
São precisas cinco a seis horas para que o organismo consiga expulsar a cafeína que ingeriu, o que explica a dificuldade em adormecer de pessoas quando bebem café depois do jantar. Este é um dos piores malefícios que a bebida representa para o nosso corpo quando ele precisa de descansar.

9.  Azia
    A cafeína faz aumentar os níveis de ácido no estômago, o que se traduz, para algumas pessoas, em sintomas de azia. Para quem sofre de úlcera, o café é algo a evitar.


        Fonte: Por João Oliveira 20.07.2017 / 13:47  (Dinheiro Vivo)

   


Sem comentários: