terça-feira, 14 de abril de 2009

José Franco e sua Aldeia Saloia…

♥ Segundo a Agência Lusa: “O oleiro José Franco, criador da aldeia típica do Sobreiro, em Mafra, faleceu ao início da madrugada de hoje no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com 89 anos.” (1920-2009)

Assim, e em homenagem ao Criador e à sua Obra, o qual o escritor Brasieleiro Jorge Amado considerou como “Um grande homem do Povo e artista do Barro e da Vida”, o “Um Mundo Diferente”, também decidiu deixar o seu contributo.

A Aldeia Típica de José Franco, fica situada na aldeia de Sobreiro, entre Mafra e Ericeira, e tornou-se numa das “aldeias” mais famosas do mundo, sendo hoje considerada como um local de paragem obrigatória para quem visita esta região do país.

Na sua obra, José Franco fez renascer uma aldeia Saloia do início do Séc. XX, onde retratou as mais diversas profissões e situações da vida quotidiana da época, produzidas através de personagens mecanizadas. Entre elas podem-se destacar: o famoso moinho de vento típico da zona; a sua velha sala de aulas, com as pequenas mesas em madeira, o armário da professora e a ardósia; a loja do barbeiro-dentista onde um freguês corta de barba; e a mercearia onde a Ti Helena serve um copito de vinho… tudo isto proporcionando-nos um ambientes bastante convidativo que nos permite não só sonhar como também viajar no tempo por escassos momentos.

Não deixem de visitar a famosa aldeia, já que esta se pode tornar num belo passeio de Fim-de-Semana.

Localização da Aldeia de Sobreiro:
Estrada que liga Mafra – Ericeira

Horário de Funcionamento:
Todos os dias das 10h00 às 18h00

Contactos:
Tel.: 261815420

Links:
Aldeia Típica José Franco
Ericeira.com

Sem comentários: