quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Qual é o Maior Objecto do Nosso Sistema Solar?

Holmes, Sol e Saturno (à mesma escala de comparação)
Esta imagem do C. Holmes foi captada pelo Telescópio
Canada-France-Hawaii (CFHT) de 3.6m localizado
no topo do Vulcão Mauna Kea - Havai.

Neste momento, quem disser que é o Sol… está completamente errado, porque o maior objecto do nosso Sistema Solar é o Cometa 17/P Holmes.

Segundo as medições realizadas pelos Astrónomos Rachel Stevenson, Jan Kleyna e Pedro Lacerda do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai, deste o dia 24 de Outubro, que o Holmes tem vindo a aumentar a intensidade do seu brilho. E no dia 9 de Novembro, atingiu mesmo 1,4 milhões de quilómetros de diâmetro, tornando-se assim no maior objecto do nosso Sistema Solar… ou seja, o seu diâmetro já ultrapassou o da nossa estrela – o SOL.
Relativamente ao seu brilho, este aumentou meio milhão de vezes desde antes do início da sua Explosão.
Esta surpreendente explosão do cometa, foi produzida pela expulsão de poeiras do seu pequeno e sólido núcleo, com apenas 3,6km de diâmetro, constituído por rochas e gelo.

O Cometa Holmes, foi descoberto em 1892, pelo Astrónomo Amador inglês Edwin Holmes. Possui uma orbita de 6 anos, e neste momento encontra-se entre as orbitas dos Planetas Marte e Júpiter. É visível a olho nu e pode ser observado junto à Constelação Perseu.

Entretanto, aproveito para agradecer ao meu amigo JP pela info. à cerca do Cometa Holmes, graças a ele já me foi possível localiza-lo no nossos céus.

Outras info. à cerca do 17/P Holmes:
Mapa dos Céus [sky map]
Blog do Astrónomo Nuno Peixinho:

2 comentários:

Anónimo disse...

Achei muito interessante. Ouvi falar no Cometa recentemente mas não me tinha apercebida da sua "relevância"...

Sara

Sj disse...

Olá Sara,

Pouco antes de publicar este post, nem eu tinha essa noção. O meu amigo J.P. que é Astronomo amador é que me permitiu obter um melhor conhecimento sobre C.Holmes. E graças a ele, penso que até já o consegui observar aqui nos nossos céus. Quem imaginaria que um cometa atigiria essa dimensão? Penso que até os próprios Astrónomos andam surpreendidos com este fenómeno.

Beijinhos, e mais uma vez agradeço o teu comentário.
Fica bem.

Sandra