quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

ESA nos Açores

A nova Estação de Rastreio de Satélites da Agência Espacial Europeia (ESA), foi hoje inaugurada na Ilha de Santa Maria – Açores, e surgiu da cooperação resultante entre a ESA e os Governos da República e Regional.

Fica localizada a cerca de 200 metros de elevação, no topo do Monte das Flores, e é constituída por uma antena com um reflector parabólico de 5,5 metros de diâmetro, instalada numa plataforma de cimento. Inclui equipamento de telecomunicações, um sistema de fornecimento de energia eléctrica de emergência, protecção anti-raios e infra-estruturas de suporte. Está integrada numa rede global e será "uma das primeiras" da rede ESTRACK com a capacidade de fazer rastreios de lançadores de satélites.

Segundo Gaele Winters, director de operações e infra-estruturas da ESA, esta estação, a primeira infra-estrutura em Portugal, desde que Portugal aderiu à organização (ESA) em 2001, irá monitorizar já o dia 22 de Fevereiro, o lançamento a partir da Guiana Francesa, e todas as fases de propulsão do foguetão Ariane 5, que passará sobre a estação açoriana a cerca de 28.000km/h.
Após 18 minutos do seu lançamento, a equipa de Santa Maria enviará os dados recolhidos em tempo real para a Guiana Francesa.

Este primeiro lançamento a ser assistido a partir desta ilha, levará o ATV (Automated Transfer Vehicle), que terá como missão o reabastecimento da Estação Espacial Internacional.

No futuro, a estação de Santa Maria, que é agora umas das doze estações da ESA distribuídas por vários pontos do planeta, será também utilizada para receber telemetrias* de outros lançadores, e serviços de recepção e envio de dados de outros projectos, como o CleanSeaNet, da Agência Europeia de Segurança Marítima que faz a detecção de derrames de petróleo via satélite.

Contundo, Portugal dá mais um passo em frente, na área científica.

* Processo que mede a distância entre o observador e um ponto inacessível.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta é uma boa notícia. Ainda bem. Gostei de saber que Portugal foi incluído nesta rede de estações.
RF

Sj disse...

É sempre bom podermos acompanhar as evoluções no mundo, e se esse acompanhamento for directo e activo, melhor ainda.
Sabemos que de momento temos uma evolução um pouco lenta, mas se não conseguirmos melhor... o importante é chegarmos e estarmos lá...
Mas... parece-me que estamos num bom caminho.

Fica bem,
SJ