quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Novo Aeroporto - Alcochete

Após vários meses envolvidos na polémica e controversa decisão de: A onde será a construído o novo Aeroporto de Lisboa? Hoje essa resposta foi-nos finalmente dada a conhecer através do resultado final do Relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

O melhor local só poderia ser este… ALCOCHETE. Não só, porque os terrenos são melhores e de mais fácil construção e acesso, assim como ficarão também alguns milhões nos cofres do Estado (3 mil milhões – coisinha pouca, para um país riquíssimo como o nosso!!!).

Prós e contras hão-de existir sempre, porque não se consegue agradar a gregos e troianos. Simplesmente, a escolha deve recair sobre aquela que for a melhor opção para o país, e não para os bolsos de interesses privados, já que para estes o interesse é unicamente - cifrões!!!

Contudo, condeno a eliminação do Aeroporto da Portela. Na minha opinião, este deveria ficar no activo. Como não somos um país rico devemos aproveitar também as infra-estruturas que possuímos, até porque há bem poucos meses, foram nele investidos vários milhões de Euros - no novo Terminal. Porquê o seu fim? Será que não se encontra nele uma utilidade viável?
Porque não, a sua utilização para aviões de pequeno porte ou low-cost’s?

Agora começo a ter algumas preocupações!
O que será que vai acontecer aqui ao meu pacato Deserto da Margem Sul?! Começo a pensar que os dias de calmaria desértica deixarão de existir, para passarem a ser sobrevoados por aviões e atravessados por TGV’s, também estes incluídos num projecto de um deserto agora tão concorrido.
Outro tema preocupante - a poluição - tanto sonora como gaseifica que será provocada pelos excessos produzidos pelo aumento dos novos transportes.
E os lindos Flamingos da Bacia do Tejo? Também estes sofrerão com estas poluições e possivelmente abandonarão a zona em busca de novas paragens, de ar puro e alimento…
E os custos de vida? Com certeza que estes também não ficarão esquecidos…

Resta-nos agora, apenas pensar no aumento do desenvolvimento que chegará a estas paragens, no aumento do emprego, (…) e o povoamento de um deserto, que como dizia o outro Sr. “sem escolas, sem hotéis, sem hospitais, sem gente, sem nada…” Será que ele alguma vez passeou ou passou por este deserto? É que tal afirmação, parece-me um pouco descabida para alguém que supostamente se encontra em tal posição.
Enfim, temos ideias contraditórias…

Meu rico deserto! Tomara muitos, terem um deserto como este, revestido de vários oásis!
É que o país não se limita apenas a zonas como Lisboa, Sintra ou Cascais… Lembram-se?! Há todo o resto… O Minho e Trás-os-Montes, o Douro, as Beiras e os Alentejos, Ribatejo, Estremadura e Algarve, não esquecendo as nossas Ilhas, que são pérolas mergulhadas no Oceano Atlântico… Todas estas regiões, possuem uma beleza única e formam um país, cujo o seu nome é PORTUGAL!
Não há que as esquecer, pois estas fazem parte de nós.

Mais Info. sobre o tema, em destaque:
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?div_id=&id=901547
e alguns Comentários Online que vale apena ler:
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=&pagina=1&ler_comentario=1&id=901460
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=291&pagina=1&ler_comentario=1&id=901403

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Sandra!
Fiquei muito satisfeita com esta sensata decisão do Governo, pois há uns 10 anos atrás eu estive em Lisboa num debate sobre o novo aeroporto e nessa altura já varios especialistas do Instituto Superior Técnico indicavam que a Ota não tinha condições aceitáveis para a sua construção e por isso o melhor era que fosse feito na Margem Sul do Tejo. Concordo que se deveria aproveitar a Portela e os voos low cost era uma boa solução. Beijinho e bom final de semana. RF

Sj disse...

Eu também acho que esta é a opção mais sensata.
Mas como sabes, existem muitos interesses por trás. Muitos grandes Srs. adquiriram vários hectares de terrenos a baixo custo, terrenos pantanosos e com pouco valor, com o intuito de obterem grandes somas com sua venda para a construção do aeroporto. E outros, já com grandes projectos hoteleiros e de zonas habitacionais... são estes os que estão contra o resultado agora divulgado... pq, quem é que vai querer agora adquirir aqueles terrenos que não valem nada?
Se calhar, e agora falando um pouco mal, será q o Sr. Ministro ML não teria tb lá a sua parte?

Bjinhos, fica bem e obrigada pela tua presença.
SJ