sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Lisboa-Dakar – Cancelado!!!

Quase a comemorar o 30º aniversário, a prova de Rali, Lisboa-Dakar (a ser realizada pelo 3º ano consecutivo na capital portuguesa), é cancelada por motivos de segurança!

Segundo informações da Agência Lusa, a notícia foi anunciada por Etienne Lavigne, responsável da Amaury Sport Organisation (ASO), organizador da prova, no grande auditório do Centro Cultural de Belém, que afirmou que: “Após várias trocas de informação com o Governo francês, em particular com o ministério dos Negócios Estrangeiros, e tendo em conta as suas firmes recomendações, os organizadores decidiram cancelar o Rali, que deveria realizar-se de 05 a 20 de Janeiro”.

Disse ainda que devido “às actuais tensões políticas internacionais, o assassínio de quatro turistas, no passado dia 24 de Dezembro, atribuído a um ramo da Al-Qaeda, no Magrebe Islâmico, e, acima de tudo, às ameaças directas lançadas contra a prova por movimentos terroristas, a ASO não pode tomar outra decisão que não seja a anulação da prova", visto que “a primeira responsabilidade da ASO é a de garantir a segurança de todos: populações dos países atravessados, concorrentes amadores e profissionais, sejam eles franceses ou estrangeiros, elementos da assistência técnica, jornalistas, patrocinadores e colaboradores do Rali".

Este responsável da ASO, afirmou também que a empresa organizadora “condena a ameaça terrorista que anula um ano de trabalho, de inscrições e paixão para todos os participantes", e que está "consciente da frustração vivida, em particular em Portugal, Marrocos, Mauritânia e Senegal, bem como entre todos os fiéis parceiros", assim como "da decepção geral e das pesadas consequências económicas, em termos de retorno directo e indirecto, para os países atravessados".

Apesar de tudo garante que "continuará a defender os valores que caracterizam os grandes acontecimentos desportivos e prosseguirá com a mesma determinação o desenvolvimento das suas acções humanitárias".

E. Lavigne refere ainda, que "o Dakar é um símbolo e não pode destruir os símbolos. A anulação da edição de 2008 não coloca em causa o futuro do Dakar. Propor, em 2009, uma nova aventura a todos os amantes do 'rali-raid' é um desafio que a ASO irá assumir nos próximos meses, fiel à sua presença e paixão pelo desporto".

Entretanto, esperamos que em 2009, a partida deste evento seja novamente em Lisboa…

Outras Info.

2 comentários:

Anónimo disse...

É lamentável que tenham cancelado a prova...claro que entendo que a segurança deve estar primeiro do que tudo...mas para chegar até ao Senegal não podiam ter ido pelo Mali? Ou terminar a prova no Sahara Ocidental? Ou mesmo em Marrocos? Tinham de logo cancelar toda a competição? É estranho...como é estranho que o Paris Dakar hoje seja Lisboa Dakar e a França já nem queira tal prova no seu território...enfim coisas que ficam nos bastidores e raramente o público fica a saber realmente a verdade.
RF

Sj disse...

Pois!!!
De facto também tive pena que a prova tivesse sido totalmente cancelada, (pelo menos tinham ido até Marrocos e voltavam para Lisboa), até pq. as ditas ameaças terroristas não são de agora, mas de sempre.
Na minha opinião, só têm é que alterar o percurso. E se Dakar, hoje já existe por si só, como uma Marca pq. não atribuir-lhe uma outra meta, como já aconteceu em provas anteriores?
Paris, já há muito que deixou de ser ponto de partida, pois antes de Lisboa a prova já tinha tido início em outras cidades, francesas e espanholas... agora é a vez de Lisboa. Talvez esta escolha tenha recaído por Portugal, por este ser um país neutro e manter um bom relacionamento Internacional.
Fica bem.
SJ