sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Síntese de Fevereiro

01 de Fevereiro 2008
-> 100 Anos do Regicídio - D. Carlos e D. Luis Filipe
-> Microsoft quer comprar Yahoo

06 de Fevereiro de 2008
-> Celebração 400 anos Nascimento do Padre António Vieira

09-17 de Fevereiro 2008
-> Lisbon Water Boat Show - Alcântara

11 de Fevereiro 2008
-> Dili - Atentado Contra Ramos Horta e Xanana Gusmão

15 de Fevereiro 2008
-> Dia Intern. Crianças com Cancro
-> 30 Seconds to Mars - Hoje, Concerto no Coliseu - Lisboa

15-18 de Fevereiro 2008
-> Pres. República - Cavaco Silva Visita Chipre, Líbano e Jordania

17 de Fevereiro 2008
-> Kosovo - Independence Day
-> Eleições no Chipre

18 de Fevereiro 2008
-> Eleições no Paquistão
-> Grandes Cheias de Lisboa

19 de Fevereiro 2008
-> Fidel Castro - Renuncia o Cargo de Presidente do Conselho de Estado Cubano

21 de Fevereiro 2008
-> Eclipse Lunar

28 de Fevereiro 2008
-> EURO - Novo Record Histórico = 15,225 USD
-> Novo Aumento Petrolífero

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Pagar ou Não os “Couverts”!!!

O pagamento de “Couverts” nos Restaurantes não é obrigatório.
Devemos pagar os “Couverts” que Consumimos quando vamos a um Restaurante?

Esta questão surgiu na passada terça-feira, quando o presidente da Associação Portuguesa dos Direitos do Consumo (APDC), Mário Frota, referiu que «o consumidor pode recusar pagar o “couvert” que habitualmente os restaurantes colocam na mesa dos clientes, sem ser pedido, mesmo que seja consumido» e diz ainda, existir «uma ignorância das pessoas a esse respeito», e que «a maioria delas deixa passar, continuando a pagar».

Segundo a Lei em vigor, 24/96, de 31 de Julho, do direito à protecção dos interesses económicos do consumidor:
«O consumidor não fica obrigado ao pagamento de bens ou serviços que não tenha prévia e expressamente encomendado ou solicitado, ou que não constitua cumprimento de contrato válido, não lhe cabendo, do mesmo modo, o encargo da sua devolução ou compensação, nem a responsabilidade pelo risco de perecimento ou deterioração da coisa.»

Ou seja, «o consumidor pode recusar pagar o “couvert” que habitualmente os restaurantes colocam na mesa dos clientes, sem ser pedido, mesmo que seja consumido».

Resultado, sempre que um “couvert” não seja solicitado, “este deve ser encarado como oferta sem que daí possa resultar a exigência de qualquer preço, antes se concebendo como uma gentileza da casa, algo de gracioso a que não corresponde eventual pagamento”.
E ainda…

Os proprietários que não respeitem Lei podem ter de pagar uma coima até 35 mil Euros ou incorrer a uma pena de prisão.

Que exagero!!!
Há tanta coisa que está mal neste país e com as quais deve haver uma maior preocupação… e prender-se uma pessoa só porque cobra os valores dos “couverts” consumidos pelo cliente?!
Como consumidora, reconheço que em certos locais existem abusos, mas daí terem de ir para a cadeia! Na minha opinião, se é que ainda se pode ter opinião, o melhor é pouparem as celas para situações bem mais graves!

Desde que me lembro, sempre se pagou os “couverts” nos restaurantes, e só agora é que surge esta afirmação de que o mesmo é ilegal? Por onde têm andado durante todos estes anos e porque é que só se lembraram disso agora?

Mais uma vez, recorrendo à minha modesta opinião, mesmo que os ditos “couverts” não sejam solicitados pelos clientes, se estes forem consumidos, devem ser pagos. Todos sabemos que não é uma oferta, mas sim uma forma de se consumir algo mais enquanto se espera pelo o prato principal, e também de aumentar o valor da conta no final da refeição. É por isso, que temos a opção que os consumir ou não.
Discordo sim, é com a cobrança indevida dos mesmos, ou seja, a dita cobrança sem que haja consumo. Este procedimento sim, deve ser punido porque não temos nada de pagar aquilo que não consumimos, e há muitos bons restaurantes que praticam este procedimento um tanto ou quanto incorrecto para com os consumidores.

Mas tudo bem, se de facto passar a ser oferta da casa, óptimo! Melhor para nós, não o iremos recusar.
Só não entendo, é porque levaram tantos nos para o divulgar publicamente, especialmente quando a lei já é de 96!!! Quase 12 anos depois!!! Dá que pensar...

Link:

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Eclipse Lunar – Esta Noite!!!

O “Um Mundo Diferente”, tem andado tão ocupado com as notícias nacionais e internacionais que ocorrem no nosso Planeta, que quase se esquecia de olhar para o Céu e divulgar uma notícia que há já algumas semanas tem em stand-by, e prontinha para sair cá para fora.

Pois é, quase um ano depois (3 de Março de 2007), encontramo-nos novamente numa zona privilegiada do mundo, de onde uma vez mais poderemos assistir a um Eclipse Total da Lua. Mas esta boa oportunidade de observação, só será possível mediante a situação das condições atmosféricas, o que até ao momento não me parecem lá muito favoráveis. Mas o melhor, é esperar para ver, antes de se tirarem conclusões precipitadas.

Um Eclipse da Lua ocorre sempre que este satélite passa pela sombra projectada pela Terra no espaço.
Apesar da Lua se encontrar na sombra da Terra, esta não ficará invisível dado que uma parte dos raios solares que atravessam as altas camadas da atmosfera terrestre é desviada, e quando entra no cone de sombra e atinge o disco lunar, permite a sua percepção.

Durante um Eclipse, a coloração do disco Lunar, é determinada de acordo com as condições atmosféricas desse momento, podendo esta apresentar uma coloração alaranjada, avermelhada ou até mesmo num tom cobre muito escuro, o que acontece quando a atmosfera possui grandes quantidades de partículas geradas, principalmente, por erupções vulcânicas.

O início da fase de sombra será visível em África, na Europa, no Oceano Atlântico, na América Central e Sul e na América do Norte com excepção da zona ocidental; o fim será visível na Europa ocidental e na orla mais ocidental de África, no Oceano Atlântico, no continente americano e na metade leste do Oceano Pacífico.

Em Portugal, este eclipse poderá ser observado a partir das 00.36h (hora de Lisboa), ou seja, quando entra na Penumbra, e manter-se-á na Sombra a partir das 1.43h até à entrada na fase de Eclipse Total que ocorrerá entre as 3h e as 3.50h. A sua grandeza máxima será às 3.25h, ou seja, no momento em que a Lua se posicionará totalmente na sombra do Planeta Terra. Este fenómeno terminará às 6.15h com a saída da Lua da Penumbra.

Os Eclipses Lunares, ao contrário dos Solares, podem ser observados à vista desarmada ou com o auxílio de binóculos, lunetas ou telescópios, não existindo qualquer perigo para a nossa visão.

Quem quiser, também pode acompanhar este Eclipse com o Núcleo (http://www.nuclio.pt/), a partir do Observatório Astronómico do Instituto Geográfico do Exército (http://www.igeoe.pt/), situado em Lisboa, na Av. Dr. Alfredo Bensaúde, Olivais Norte, onde estarão alguns astrónomos com telescópios para acompanhar este fenómeno astronómico.

Diferentes Fases do Eclipse:
P1 - Entrada da Lua na penumbra - 21.02.2008 às 00h 36m
U1 - Entrada da Lua na sombra - 21.02.2008 às 01h 43m
U2 - Início do eclipse total - 21.02.2008 às 03h 00m
M - Máximo do eclipse - 21.02.2008 às 03h 25m
U3 - Fim do eclipse total - 21.02.2008 às 03h 50m
U4 - Saída da Lua da sombra - 21.02.2008 às 05h 07m
P4 - Saída da Lua da penumbra - 21.02.2008 às 06h 15m

Links do meu amigo J.P. (espero que não te importes :P)

Total Lunar Eclipse February 20-21, 2008 Animated Link:
:
http://www.shadowandsubstance.com/
Lunar Eclipses - Past and Future:
http://sunearth.gsfc.nasa.gov/eclipse/lunar.html

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Fidel Castro Renuncia a Presidência Cubana

Hoje, o mundo inteiro comenta o que há muito já se esperava, a renúncia de Fidel Castro ao cargo de chefia da Presidência do Conselho de Estado Cubano.
Fidel Castro, ocupou esta posição de chefia durante 49 anos, mas por motivos de saúde, desde Julho de 2006 encontrava-se afastado do comando do país, tendo como substituto o seu irmão Raul Castro.

E hoje, segundo a mensagem publicada no jornal estatal Granma, Fidel Castro de 81 anos, terá escrito que:
"Não aspiro, nem aceitarei - repito - não aspiro, nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e de comandante-em-chefe", e com esta afirmação declarou o seu estado de renuncia.

Após a divulgação desta informação, foram vários os dirigentes políticos que se pronunciaram. Entre os quais destacam-se afirmações como as de:
Francisco Louça, líder português do Bloco de Esquerda, que chegou mesmo a afirmar que:
"A grande reforma é necessária no que diz respeito à liberdade de imprensa, à liberdade de opção política que permita o pluralismo e o reforço da vida democrática".
Enquanto que Lula da Silva, o Presidente Brasileiro considerou que:
O grande mito continua. Fidel é o único mito vivo da História da Humanidade. Ele construiu isso à custa de muita competência, muito carácter, muita força de vontade e também de muita polémica”.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Caos na Zona da Grande Lisboa

Deste de ontem, que praticamente chove sem parar na zona de Lisboa e Vale do Tejo, tendo mesmo ocorrido um aumento gradual da precipitação a partir da noite de ontem. Esta chuva intensa, que chegou para muitos de forma inesperada, trouxe o caos à cidade, e provocou enormes cheias na região. As zonas afectadas tornaram-se num autêntico dilúvio, ao ponto das várias corporações de bombeiros de serviço, não terem tido capacidade para assistir a todos os pedidos de urgência (dado que no total registaram-se mais de 1.360 ocorrências). Inclusive, houve mesmo locais onde a altura das águas chegou a atingir os 2.50m de altura, provocando enormes danos, tanto em zonas comerciais como habitacionais.
As zonas mais afectadas por estas cheias foram os Concelhos de Oeiras, Loures, Sintra e Setúbal.



+ Vídeos e Fotos:
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=327172&tema=27
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=327119&tema=27

Vídeos Amadores: http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/cheias-lisboa-2008/

Eleições no Paquistão

Depois das eleições de ontem, no Chipre, hoje foi a vez do Paquistão. Eleições estas, para as quais o mundo tem estado bem mais atento.

As urnas já fecharam há algumas horas e agora esperam-se os resultados ao final do dia. Estas eleições Legislativas e Provinciais têm estado envolvidas e alguma polémica, pois neste momento será definido o futuro deste país, ou seja, se deixa de estar sob o domínio de militar do Presidente Pervez Musharraf ou se passa para o domínio do Partido Popular Paquistanês (PPP) – partido este, agora liderado pelo marido da ex-primeira-ministra e líder da oposição, Benazir Bhutto, assassinada a 27 de Dezembro de 2007 durante um atentado suicida.
A morte de Bhuttho, para além de levar ao adiamento das eleições, que anteriormente estavam previstas para o dia 8 de Janeiro, também alterou a situação política, que os EUA imaginavam como ideal, já que Musharraf tentava negociavar com Benazir Butho a partilha do poder, que segundo os EUA acalmaria as partes e traria alguma paz ao país.

Uma das polémicas instauradas durante os últimos dias, visam também as afirmações do agora líder do PPP, Asif Ali Zardari, que acusa estas eleições de fraudulentas e de o poder paquistanês estar a falsear os resultados. E quanto isto, Musharraf - o actual presidente, garantiu por várias vezes que as eleições são livres, tentando assim e de alguma forma aliviar os receios da oposição e da comunidade internacional.

Poucas horas antes da abertura das urnas, um candidato do partido do ex-primeiro-ministro e oposicionista Nawaz Sharif, sofreu um atentado em Lahore, província de Pendjab, na zona leste do Paquistão. Segundo o chefe da polícia, Malik Iqbal, o candidato a um lugar na Assembleia Provincial, Asif Ashraf, terá falecido juntamente com o seu secretário e o guarda-costas, quando seguiam numa viatura.
Tal situação levou a que comissão eleitoral suspendesse as operações de voto naquela zona de circunscrição.
Nos últimos dias de campanha, os atentados contra candidatos ou comícios chegaram mesmo a fizer recear uma alta taxa de abstenção nas eleições.

Em Portugal, a comunidade paquistanesa, hoje também foi a votos. Mas para isso, segundo Sohail Siddiqui, primeira secretária da embaixada do Paquistão em Portugal, os eleitores tinham que ter mais de 18 anos e estarem inscritos através da Comissão Eleitoral para poderem votar por correspondência.
Só em Portugal esta comunidade, é constituída por 4.000 paquistaneses, a maioria dos quais residentes na área da grande Lisboa.



+ Links com Vídeos:

Cavaco Silva visitou a Jordânia

Cavaco Silva e o Rei Abdulah da Jordânia

Após uma pequena passagem pelo Chipre e pelo Líbano, Cavaco Silva visitou, este fim-de-semana, a Jordânia.
Esta é a primeira vez, em que um chefe de estado português realiza uma visita oficial a este país.
Na Jordânia, o Presidente reuniu-se com o Rei Abdulah onde ambos manifestaram a vontade de estreitar relações entre os dois países, principalmente a nível económico. Neste encontro, foram ainda assinados alguns acordos, nas áreas do Turismo, Cultura e para a criação de um conselho empresarial comum. As áreas da Construção, Tecnologia e Têxteis são as que manifestam um maior interesse e possuem a maior potencialidade de encorajar e obter a cooperação do sector privado.

Link do Vídeo:

domingo, 17 de fevereiro de 2008

TV Sem Fios Chega a Portugal…

A Loewe, acabou de lancar em Portugal, através da Mayro Magnetics, o LCD Loewe Connect.

O LCD Loewe Connect, mais do que uma televisão, é considerado como um centro inteligente de meios em rede, equipado com sistema wireless, o que o torna pioneiro em Portugal. Para além deste sistema inovador, este também possui uma ligação de canetas de armazenamento USB; leitores de cartões e MP3; discos rígidos e câmaras digitais; uma função de visualização de fotografias para apresentação directa de imagens digitais JPEG, apresentados em forma de diapositivos; e um interface Ethernet para ligações com cabo e WLAN, que permite uma ligação sem fios a um PC media-server ou a uma memória em rede.

Devido à incorporação do Network Media Player, também será possível aceder a música e fotos digitais arquivadas, e a videoclips.

Para além de todas as características anteriores, também será possível a recepção de som e imagem em alta definição (1920x1080 píxeis), incluindo ainda uma ligação VGA para PC, o que possibilita as exibições em formato panorâmico de apresentações (Powerpoint).

O Loewe Connect está disponível nas versões de 32, 37 e 42 polegadas, e adapta-se facilmente tanto a espaços reduzidos, (salas de estar) como áreas de maior dimensão.
O modelo de 37 polegadas está disponível a partir de 2.599 euros.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Adi Dassler…


The Adidas Story…

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

In the Quotes World…

Some time ago, the “Um Mundo Diferente” decided to add here, a place called “The World Quotes” where every day are updated two different quotes: the simple “Quote of the Day” and the “Love Quote of the Day”.

But today, I discovered here two very interesting quotes… It would be very nice to all of us, to think a little bit about them.
The first one is:

The less you talk, the more you're listened to.” By Abigail Van Buren
That’s true! If you’re a less talker, when you open your mouth everybody will be interested to listen to you. Otherwise, if you talk to much, nobody will listen to you.

And the other one is:

Marriage should be a duet - when one sings, the other claps.” By Joe Murray
Why not? It would be so wonderful, if all people lived in a great and perfect harmony.
Don't you agree?

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Atentado em Dili - Timor-Leste

Após o atentado sofrido esta manhã, Ramos Horta - Presidente da República de Timor-Leste (desde dia 20 de Maio de 2007 e Prémio Nobel da Paz - 1996), já se encontra fora de perigo, e em estado estável a recuperar da cirurgia a que foi submetido hoje, após ter sido atingido a tiro com duas balas, num ataque à sua residência em Díli. Uma das balas, atingiu-o nas costas e passou para o estômago, enquanto que a outra terá passado apenas de raspão. Apesar de ter sido operado com sucesso, por médicos australianos numa base militar em Dili, Ramos Horta, ainda foi transferido para Darwin, Austrália de forma a poder continuar com os seus tratamentos.

Na mesma altura em que o Presidente de Timor, Ramos Horta, foi alvejado, também o Primeiro-Ministro Timorense, Xanana Gusmão, estava a ser alvo de um atentado quando seguia para Díli. Mas este, não sofreu nenhum ferimento. Segundo algumas informações, a coluna onde seguia Xanana Gusmão terá sido atacada quando se dirigia de Balíbar (nas colinas – a 30 minutos a Sul de Díli) para a cidade, ficando a sua viatura completamente destruída.
Agora, o Primeiro-Ministro encontra-se em segurança com a sua família.

Tanto a União Europeia como os governos dos países da CPLP (Brasileiro, Cabo-Verdiano e Guineense), já se prenunciaram e condenam os ataques realizados esta manhã.

Em comunicado «O Brasil condena veementemente o recurso à violência e aclamar a todas as forças políticas e de segurança de Timor-Leste a envidarem renovados esforços para a manutenção da ordem e a solução das questões políticas pela via do entendimento e do diálogo pacífico»

O Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, condenou «firmemente» os atentados, formulou votos para que Ramos Horta «recupere rapidamente» e apelou aos timorenses que «se juntem em torno do seu Estado independente, em torno das suas instituições legítimas, para colocar em primeiro lugar os interesses do país e ao mesmo tempo repor o clima necessário para a construção de um futuro que todos desejam de prosperidade de paz e de uma vida digna para todos».

Já o Governo Guineense classificou os atentados como um «acto ignóbil contra a democracia». Enquanto que o porta-voz do governo de Bissau, Pedro da Costa, afirma que a tentativa de eliminação física do Presidente timorense, José Ramos Horta, e do primeiro-ministro, Xanana Gusmão «é um acto ignóbil que deve ser condenado energicamente», por ser um atentado contra a democracia.

Links:

domingo, 10 de fevereiro de 2008

APPLE - Apresenta Novos iPod e iPhone

Após em Janeiro, terem informado que desde seu lançamento já foram vendidos mais de 4 milhões de iPhones, a Apple, empresa liderada Steve Jobs, vem agora apresentar cinco novos mdelos do iPod Touch e do iPhone que terá agora o dobro da capacidade do anteriormente comercializado.

O iPod Touch, um dispositivo com tela sensível ao toque e rede sem fios que reproduz vídeos e músicas, terá um modelo de 32 gigabytes e o iPhone terá 16 gigabytes de memória.
Ambos os aparelhos serão vendidos nos Estados Unidos por 499 USD, o equivalente a 341 €.

Apesar da entrada destes novos modelos no mercado, a Apple continuará a vender o modelo de iPhone de 8 gigabytes de memória por 399 UDS (272 €), e as versões com menos capacidade de armazenamento do iPod Touch, de 16 e 8 gigabytes, por 399 e 299 USD, ou seja 272 e 204 €, respectivamente.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Lisbon Water Boat Show

De 9 a 17 de Fevereiro, está patente ao público, na Doca de Alcântara em Lisboa, o Lisbon Water Boat Show, considerado como a maior apresentação de barcos de luxo, em água, realizada em Portugal.
A entrada é gratuita, e as embarcações podem ser visitadas e experimentadas entre as 10-18h.


Link – Vídeo e Fotos: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=913455&div_id=1730

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

February’s Image

Credit: ESA and NASA

An international team found that Sirius B has a mass that is 98 percent that of our own Sun.
Image based on the Hubble measurements made with the Space Telescope Imaging Spectrograph.