quarta-feira, 6 de julho de 2011

75º Aniversário Cerelac



Fabricada em Portugal desde 1936, a papa Cerelac completa hoje 75 anos de existência. Esta farinha láctea produzida pela Nestlé, foi inventada por Henri Nestlé na Suiça e desenvolvida e adaptada ao paladar português pelo neurologista Egas Moniz (Nobel português em 1949), sendo a mesma composta apenas por cereais e leite de origem portuguesa.

Mas a história de Cerelac não se fica por aqui. A Cerelac, surgiu no Séc. XIX, numa época em que a mortalidade infantil tinha uma taxa bastante elevada, o que assombrava vários países da Europa de forma muito negativa. E foi devido a tal situação, que Henri Nestlé começou a desenvolver um alimento que solucionasse essa situação, e o sucesso da farinha láctea foi tal que rapidamente se espalhou por vários países da Europa.

Em Portugal, e face ao mesmo problema de mortalidade infantil, o professor e neurologista Egas Moniz criou, em 1923, a primeira fábrica de leite em pó, em Avanca (Estarreja). Em 1933, Egas Moniz consegue o exclusivo de fabricação e venda dos produtos Nestlé e começa a fabricar a tal farinha láctea, que em 1936 sofre algumas alterações e adaptações ao paladar nacional. Em 1954, passa a chamar-se Cérélac (assim mesmo, com dois acentos), mantendo a mesma receita e sabor. Apesar de pertencer à Nestlé, a Cerelac (que entretanto perdeu os acentos para se posicionar melhor no mercado internacional) é uma marca nacional feita com cereais e leite nacionais (o leite proveniente dos Açores). Por esta é que não  se esperava, pois não?

Entretanto, e dado o grande impacto  das redes sociais como rápidos meios de divulgação de informação,  a Cerelac também teve direito à sua própria  pagina no Facebook, a qual é dedicada não só ao produto em si como também  todos aqueles que independentemente da idade, continuam a ser fãs desta farinha látea, e não têm vergonha de dizer “I’m old enough… and still love Cerelac!”, ou seja “Já sou crescido… mas continuo a adorar Cerelac!”. Nesta página, podem também ser vistos comentários e testemunhos de adultos espalhados pelo mundo que continuam e fazem questão de elogiar a papa que tem por lema ser a “primeira do bebé”.

Continuem a consumir, este produto que é ‘todo’ português, e que muito fez pelas crianças deste país...

Sem comentários: